Unioeste certifica tutores para atuar na Educação a Distância

Nesta sexta-feira (06.09), às 15 horas, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza no auditório Arnaldo Busato, do Campus de Cascavel, cerimônia para certificação de tutores à distância e presenciais que atuarão no sistema prisional, na Educação do Campo e no curso de Letras/Libras (bacharelado e licenciatura).

O evento visa fortalecer as ações voltadas a Educação à Distância (EaD) na Unioeste e nas Unidades Prisionais, sendo a formatura da primeira turma um marco importante neste processo. O curso preparou agentes das penitenciárias para atuarem como tutores no curso de Informática que será ofertado aos sentenciados das Unidades Prisionais (Penitenciária Industrial de Cascavel – PIC, Penitenciária Estadual de Cascavel – PEC e da Penitenciária Federal de Catanduvas). Também participaram professores e acadêmicos da Unioeste que vão trabalhar nas iniciativas de EaD na Instituição.

Este curso faz parte do projeto “Educação a Distância para o Sistema Prisional, (e-Spris)”, que visa oferecer formação profissional de nível técnico para os sentenciados e é fruto de uma parceria entre órgãos do Governo federal, estadual e a Unioeste. Desde maio deste ano foram ministrados cursos para preparar agentes das penitenciárias, servidores e alunos da Unioeste para tutoria em ambientes de EaD.

A professora Beatriz Helena Dal Molin, coordenadora do Programa EaD na Unioeste, ressalta que antes e durante a realização do curso “houve o envolvimento efetivo da direção e dos servidores das unidades prisionais”.  Com isso, “as pessoas formadas neste curso vão contribuir para que os sentenciados possam adquirir uma formação técnica que lhes possibilite abrir um caminho profissional para que retornem ao convívio com a sociedade e não reincidam na marginalidade”, enfatiza.

O curso contou com apoio do Centro de Educação, Comunicação e Artes, pró-reitorias de Extensão e Graduação, Gabinete do Reitor, Direção do Campus de Cascavel, dos professores Rose Belim Motter, Lourdes Kaminski e José Carlos Costa, e das mestrandas Francieli Lodovico, Talismara Pereira, Agnes Arruda e Luana Rodrigues, que auxiliaram a coordenação da EaD na sustentação pedagógica do curso que teve 96 inscritos, dos quais 59 serão certificados.

A solenidade contará com a participação da Big Banda, formada pelos prisioneiros da PIC, cujo maestro, Adilson Lucas de Brito, é também um concluinte do curso.