Proext 2013 auxilia coordenadores de projetos

Na última quarta-feira, aconteceu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a primeira reunião de trabalho para execução dos projetos que são aprovados pelo Programa de Extensão Universitária 2013 – Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior (PROEXT 2013 – MEC/SESu), no âmbito dos Campi da Instituição.

O Proext 2013 – MEC/SESu, é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas nas instituições federais, estaduais e municipais de ensino superior.

Estavam presentes na reunião os coordenadores dos projetos aprovados, a coordenadora geral do Proext 2013 – MEC/SESu, Neide Medeiros, a chefe da Divisão de Convênios Kally Cristina Souto Biagi e a técnica administrativa Angela Maria Bonetti.

O objetivo desta reunião foi esclarecer e orientar os coordenadores na execução dos projetos. Assim, segundo a coordenadora geral, todos os projetos são de extrema importância. “Pensando em ajudar muitos universitários e a comunidade em geral, procuramos estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior”, declarou.

Na execução dos projetos, os recursos são liberados para algumas questões como o recebimento de bolsas auxílio e o auxílio-transporte. O recurso adquirido pelos projetos aprovados em 2013 é de R$795.122,52, e serão iniciados em fevereiro do próximo ano.

Alguns projetos que foram aprovados nos anos 2009, 2010 e 2011 ainda são mantidos em prática pelos professores, coordenadores e alunos.

Projetos aprovados em 2013

Este ano, foram apresentados e aprovados um projeto do campus de Cascavel, um de Toledo e quatro de Marechal Cândido Rondon.

Em Cascavel, a professora responsável é Francis Mary Guimarães Nogueira, com o projeto “A formação de educadores do campo na Unioeste: Uma interlocução com a experiência das escolas itinerantes do Paraná”.

Em Toledo quem responde é a professora Vera Lucia Martins, com o projeto “Programa de prevenção e ressocialização referente ao uso de substâncias psicoativas na Unioeste”.

Em Marechal C. Rondon o professor Wilson João Zonin com “Programa de desenvolvimento rural sustentável na bacia hidrográfica do Paraná III”; a professora Ivonete Pereira com o projeto “Gênero: mulheres e politicas públicas no Oeste do Paraná”; o professor Rinaldo José Varussa com “Trabalhadores em frigoríficos: medida educativa e de intervenção no ambiente e nas relações de trabalho” e o professor Nardel Luiz Soares da Silva “Programa de inclusão digital no meio rural como suporte no meio rural como suporte ao desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais na região oeste do Paraná”.