Professores da Unioeste têm projetos aprovados na Fundação Araucária e CNPq

Professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conseguiram a aprovação de projetos na Fundação Araucária no valor total de R$ 1.289.899,06, nas chamadas públicas do Programa de Pesquisa Básica Aplicada, do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado, e de Apoio a Concessão de Bolsas. Também foram aprovados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), projetos no valor total de R$ 660 mil.

A Chamada Universal 24/2012 do Programa de Pesquisa Básica Aplicada, que tem por objetivo promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação, por meio da concessão de apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento, recebeu recursos no valor total de R$ 537.499,06, conforme informa a chefe da Divisão de Planejamento, Documentação e Registro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Adriane Bilibiu.

Adriane explica que a Fundação Araucária também aprovou recursos no valor de R$ 516.200,00, na chamada 12/2013 do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado, para financiar, por meio da concessão de bolsas de pós-doutorado, docentes e pesquisadores que atuam na pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior e apoiar o fortalecimento e o avanço da pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, incentivando atividades que apresentem perspectivas de promover avanços tecnológicos ou que sejam de alta relevância social e estratégica para o Paraná.

Wilson Rogério Boscolo, professor do mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca do Campus de Toledo, teve um projeto aprovado e vai supervisionar trabalho de pós-doutoramento, que pesquisará "a avaliação de rações para melhor atender às exigências nutricionais da tilápia". Ele revela que "na região são abatidas mais de 80 toneladas desta espécie por dia, o que contribui para que o Paraná seja o principal produtor de pescado do País”. Na criação de peixes, até 70% dos custos são representados pela ração e o projeto visa formular rações com aminoácidos essenciais para proporcionar melhor desempenho e lucratividade a toda cadeia produtiva.

Outra chamada aprovada é a 02/2013 de Apoio a Concessão de Bolsas, no valor de R$ 236.200,00, que tem por finalidade, segundo Adriane Bilibiu, desenvolver ações voltadas para a verticalização do ensino superior no Estado e formação de pesquisadores e profissionais diferenciados por meio de concessão de bolsas de estudo, visando promover a ampliação do conhecimento nas linhas temáticas de Recursos Hídricos, Energia e Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

Um dos projetos contemplados nesta chamada é o "Biodiversidade fitoplanctônica (microalgas) e potencial toxigênico em ambientes lóticos (de correnteza/rios) sob influência do Corredor Ecológico de Santa Maria na bacia do Rio Iguaçu", que, de acordo com Norma Catarina Bueno, professora do Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais do Campus de Cascavel, "objetiva avaliar a biodiversidade fitoplanctônica em ambientes de rios sob a influência do Corredor de Biodiversidade, que liga o Parque Nacional do Iguaçu ao reservatório de Itaipu".

Norma esclarece que "ao final do estudo espera-se que as informações geradas possam contribuir para a proposição de planos de manejo de ecossistemas aquáticos subtropicais".

Recursos do CNPq

Além da Fundação Araucária, os pesquisadores da Instituição conseguiram aprovar R$ 660 mil na chamada universal 14/2013, do CNPq, destinada de acordo com Edson Antonio da Silva, diretor de Pós-Graduação da PRPPG, a selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que tenham como meta contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em todas as áreas do conhecimento.

Uma das propostas aceitas trata da "Espacialidade do desenvolvimento regional, seu perfil locacional e a dinâmica do subdesenvolvimento regional", cujos objetivos são "localizar espacialmente as microrregiões retardatárias da Região Sul do Brasil, analisar os entraves ao seu avanço socioeconômico e propor politicas publicas de intervenção regional", esclarece Jandir Ferrera de Lima, professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio do Campus de Toledo.

"Os resultados da pesquisa serão apresentados aos órgãos de governança regional para discutir as ações e instrumentos de politica pública para a correção dos desequilíbrios regionais no Sul do Brasil e, especialmente no Estado do Paraná", destaca Jandir.

"Os professores da Unioeste submetem propostas aos órgãos de fomento à pesquisa, como CNPq, Capes e Fundação Araucária e tem conseguido aprovar uma quantidade significativa de projetos" diz o diretor Edson Silva. Isso demonstra que a Unioeste "está se tornando um centro de excelência na pesquisa e inovação na região de sua abrangência, tornando-se assim referência na pesquisa e na pós-graduação", ressalta.