18º Simpósio de Filosofia começa nesta segunda

O curso de graduação e o programa de mestrado em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, promovem a partir desta segunda-feira (21), até o dia 24, o 18º Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.

O Simpósio tem por objetivo promover um espaço de reflexão e debate filosóficos de referência nacional e internacional, estabelecer e consolidar relações institucionais entre pesquisadores e departamentos de filosofia e incentivar a atividade de pesquisa dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia.

O evento, apoiado pela Fundação Araucária, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Unioeste, é realizado desde 1996 e se consolidou, segundo os organizadores, como espaço privilegiado de integração interna e externa de pesquisadores e estudantes da área e, ao longo desses anos, se tornou o principal evento mantido pelos referidos cursos de filosofia.

Nesta edição, o encontro traz renomados pesquisadores, como Andrea Díaz Genis (Universidad de la República del Uruguay), Claudemir Roque Tossato (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp), Cláudio Almir Dalbosco (Universidade de Passo Fundo - UPF ), Eduardo Ferreira Chagas (Universidade Federal do Ceará - UFC), Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel (Unifesp), Luiz Antonio Alves Eva (Universidade Federal do Paraná - UFPR), Manuel Moreira da Silva (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - Unicentro), Marcelo Silva de Carvalho (Unifesp), Maria Cristina Theobaldo (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT), Ronai Pires da Rocha (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM) e Thamy Claude Ayouch (Université de Lille 3 – França).

Além das comunicações, mesas redondas e conferências, o 18º Simpósio de Filosofia conta com diversos minicursos dentre eles: “A noção de Filosofia na Alemanha do século XIX”, coordenado pelo professor Jadir Antunes (Unioeste); “Origens e primeiros desenvolvimentos do copernicanismo”, coordenado por Marcelo do Amaral Penna-Forte (Unioeste); “Ceticismo e Montaigne”, coordenado por Gilmar Henrique da Conceição (Unioeste); “Figuras da Alteridade”, coordenado por Claudinei Aparecido de Freitas da Silva (Unioeste).

As inscrições para ouvintes ainda podem ser feitas pelo site www.unioeste.br/filosofia ou no dia do evento. Mais informações no site ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e telefone.

Programação

Na segunda-feira (21), a partir das 9h30, no miniauditório da Unioeste, a professora Andrea Díaz Genis da Universidad de la República del Uruguay, ministrará a conferência de abertura “La biografía y la ausencia de Sujeto en la Filosofía del Nietzsche póstumo”. No período da tarde, a partir das 13h30, serão realizadas as comunicações e mesas redondas. À noite, às 19h10, a conferência abordará o tema “A ética em Marx e seus pressupostos críticos às éticas de Kant, Hegel e Feuerbach”, com o professor Eduardo Ferreira Chagas (UFC).

Na terça-feira (22), das 8h30 às 11h40, serão realizados os minicursos “A noção de Filosofia na Alemanha do século XIX”; “Origens e primeiros desenvolvimentos do copernicanismo”; “Ceticismo e Montaigne”; “Figuras da Alteridade”. No período da tarde, a partir das 13h30, haverá comunicações e mesas redondas. No período da noite, serão realizadas as conferências “Questões céticas em Montaigne”, com o professor Luiz Antonio Alves Eva (UFPR), e “Conversação à ‘maneira’ de Montaigne”, com a professora Maria Cristina Theobaldo (UFMT).

Durante a manhã quarta-feira (23), das 8h30 às 11h40, serão realizados os minicursos “A noção de Filosofia na Alemanha do século XIX”; “Origens e primeiros desenvolvimentos do copernicanismo”; “Ceticismo e Montaigne” e “Figuras da Alteridade”. À tarde, haverá comunicações e mesas redondas. As conferências da noite abordarão os temas “Existe uma psicanálise foucaultiana? Saber, poder e transferência”, com a professora Thamy Claude Ayouch (Université de Lille 3 –França), e “Rousseau e o pensamento iluminista”, com o professor Cláudio Almir Dalbosco (UPF).

No último dia, quinta-feira (25), serão realizados os minicursos: “A noção de Filosofia na Alemanha do século XIX”; “Origens e primeiros desenvolvimentos do copernicanismo”; “Ceticismo e Montaigne”; “Figuras da Alteridade”. A partir das 13h30, será finalizada as sessões de comunicações e mesas redondas. Para encerrar o evento, o professor Marcelo Silva de Carvalho (Unifesp) abordará “Juízos e Regras: algumas considerações sobre Kant, Wittgenstein e o hiato entre as regras e sua aplicação”.