Campus de Marechal sedia IV Simpósio Pesquisa e Poder

Entre os dias 20 e 22 de agosto o Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste), sediará o IV Simpósio Pesquisa e Poder: Ditaduras e Democracias. O evento tem como objetivo viabilizar a apresentação e discussão das pesquisas relacionadas às relações de poder e à configuração do Estado e aprofundar esta discussão no que se refere aos termos “ditadura” e “democracia”, seja por meio do debate teórico ou da análise de experiências históricas concretas.

O evento é promovido pela Linha de Pesquisa Estado e Poder do Programa de Pós-Graduação em História, pelo Grupo de Pesquisa História e Poder do Curso de História da Unioeste e o Laboratório de Pesquisa Estado e Poder, contando ainda com o apoio e parceria de outros grupos de pesquisa de diversas universidades do Brasil. O Simpósio é apoiado ainda pelo Campus de Marechal Cândido Rondon, pela Fundação Araucária e pela Capes, órgãos estadual e federal de apoio à pesquisa científica.

O Simpósio contará com seis conferências, quatro mesas redondas e 31 sessões de comunicações de pesquisas, reunindo 123 trabalhos selecionados para apresentação, de pesquisadores de 16 estados do Brasil e de mais de 40 instituições universitárias. Além da participação de professores ligados à linha de pesquisa representando diversas universidades do país, como a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Sul (UFGRS), de Santa Catarina (UFSC), de Goiás (UFG), de Pelotas (UFPEL), Fluminense (UFF), da Fronteira Sul (UFFS), Passo Fundo (UPF) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Conferências e mesas redondas abordarão as ditaduras e o Terror de Estado no Cone Sul, A Ditadura no Oeste do Paraná, Ditadura e Questão Agrária, experiências de Democracia, A historiografia do Golpe de 1964; A experiência do governo Salvador Allende. Ex-militantes da época da ditadura no Brasil, como Aluízio Ferreira Palmar (ex-militante do PCB, Dissidência Comunista do RJ, MR-8 e VPR) e Alberto Fávero (ex-militante Var-Palmares), darão seus depoimentos na noite de abertura do evento.

Todas as atividades do evento são abertas ao público e gratuitas. A carga horária é de 40 horas e aos interessados em obter certificação será cobrada a taxa de inscrição de R$ 10,00 para estudantes de graduação e R$ 20,00 para as demais inscrições, podendo se inscrever no local. A Programação Completa e outras informações podem ser encontradas em www.historiaepoder.net.

Programação

Pela manhã, a conferência de abertura, terça-feira (20.08), traz a temática “Contrarrevolução, ditadura e democracia no Brasil”, apresentada pelo professor doutor Renato Lemos (UFRJ). Em seguida, o professor doutor Enrique Serra Padrós (UFRGS) abordará o tema “Ditaduras e Terror de Estado no Cone Sul”. No período da noite, “A Ditadura no Oeste do Paraná” será o tema apresentado pela professora doutora Carla Luciana Silva (Unioeste). Logo após, os ex-militantes Aluízio Palmar e Alberto Fávero, relatarão experiências vividas no período da ditadura brasileira.

Na quarta-feira (21.08), o evento inicia com mesa redonda abordando o tema “Ditadura, democracia e a questão agrária”, com os professores doutores Regina Bruno (UFRRJ) e Paulo Zarth (UFSC). O próximo tema trabalhado será “A democracia em processo”, com os professores doutores Gilberto Calil (Unioeste), José Alfonso Klein (Unioeste) e Claudia Monteiro (Unioeste). A partir das 19 horas, o professor doutor Demian Bezerra de Melo (UFRJ) apresentará a conferência sobre “A Historiografia do Golpe e da Ditadura”. Às 20h30 a conferência “Transição e Democracia” será apresentada pelo professor doutor David Maciel (UFG).

Na quinta-feira (22.08), a conferência “Democracia e luta de classes no Chile de Salvador Allende”, com o professor doutor Mário Maestri (UPF), dá início à programação do último dia do evento. Em seguida, a mesa redonda “A democracia em questão” será composta pelos professores doutores Danilo Martuscelli (UFFS), Clarice Speranza (UFPEL) e Geraldo Magela (Unioeste). Para o encerramento está programada a conferência “Capitalismo, luta de classes e democracia no Brasil Contemporâneo”, com a professora doutora Virgínia Fontes (UFF/Fiocruz).