Unioeste promove Simpósio de Bioenergia e Biocombustível

Organizado pelo curso de pós-graduação em Bionergia, oferecido no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), será realizado nos dias 25 e 26 de setembro o 2º Simpósio de Bioenergia e Biocombustível do Mercosul ((Simbiomercosul), no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), na cidade de Foz do Iguaçu. O professor doutor Edson Antonio da Silva, docente da Unioeste, preside o evento deste ano, que é promovido em conjunto com todas as universidades estaduais do Paraná.

Reunir agentes das universidades, institutos de pesquisa, setor produtivo e órgãos do Governo que desenvolvem pesquisas e atuam na área de Bioenergia e Biocombustíveis no Brasil e no Mercosul é o objetivo principal do evento, que busca ainda ampliar a rede de cooperação acadêmico-científica entre os países, construir parcerias e aprimorar os estudos na área de Bioenergia e Biocombustíveis.

Programação

O Simpósio contará com dez palestras envolvendo temas de relevância na área de Bioenergia, dentre elas: biodiesel, inovação tecnológica, etanol de segunda geração, hidrogênio, biomassas, matérias primas para produção de biocombustíveis, coprodutos oriundos da produção de biodiesel. As palestras serão ministradas por pesquisadores de diversas instituições e empresas, todos com grande experiência e expertise com os temas abordados.

No evento haverá ainda sessões para apresentação de trabalhos orais e também na forma de exposição. Os trabalhos serão avaliados por um comitê científico e publicados em mídia eletrônica. A comissão científica do evento irá selecionar os trabalhos com maior destaque e relevância para publicação de dois números especiais em dois periódicos: Revista Brasileira de Energias Renováveis e Revista tecnológica.

Inscrições

Para envio de trabalhos e participação no evento serão abertas as inscrições a partir deste dia 16, segunda-feira, prosseguindo até o dia 31 de julho no link http://www.unioeste.br/eventos/simbiomercosul/. Os trabalhos poderão ser encaminhados na forma de resumo expandido ou trabalho completo e serão avaliados por revisores convidados pelo Comitê Científico do evento. Somente os trabalhos aceitos poderão ser apresentados e publicados nos anais do Congresso.