Professor e doutorandos participam de eventos na Europa

O professor/doutor Affonso Celso Gonçalves Júnior, do Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participou, entre os dias 24 e 29 de junho, de reuniões, visitas técnicas e eventos científicos na área de Ciências Ambientais na Espanha e em Portugal.

O professor Affonso e seus orientados de doutorado, professor Herbert Nacke, (Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC) e professor Daniel Schwantes (Pontifícia Universidade Católica – PUC, Campus Toledo), ambos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unioeste, participaram de reunião, realizada no dia 24, junto ao Grupo de Pesquisa de Metais Pesados e Fitorremediação, do Departamento de Química Agrícola da Universidade Autônoma de Madrid (UAM), na Espanha, onde foram firmadas parcerias científicas e proposto convênio de cooperação científica internacional entre os dois grupos de pesquisas.

Na reunião, também foi firmada parceria para a realização de inúmeros trabalhos científicos entre as universidades, propondo um aprofundamento nos estudos relacionados às alternativas sustentáveis visando remediação e descontaminação de solos e águas utilizando materiais alternativos provenientes de atividades agropecuárias como adsorventes. Além do orientador e dos orientandos da Unioeste, estiveram presentes na reunião os professores doutores da Universidade Autônoma de Madrid, Ramón Carpena Ruiz, Elvira Esteban Fernández e Jesús Manuel Peñalosa Olivares.

Conforme o professor Affonso, esta interação científica com universidades e pesquisadores de outros países, “proporciona profunda reflexão sobre o ponto exato onde as pesquisas dos professores brasileiros estão em relação a trabalhos semelhantes em andamento em outras universidades pelo mundo”.

A oportunidade de visitar estas universidades surgiu em virtude dos inúmeros trabalhos científicos que a equipe, coordenada pelo professor Affonso, tem realizado nos últimos anos na área de Ciências Ambientais, mais especificamente com relação aos trabalhos de remediação e descontaminação de águas e solos contaminados por agrotóxicos e metais pesados tóxicos.

A equipe coordenada por ele conta com inúmeros acadêmicos de doutorado, mestrado e iniciação científica que sob sua orientação direta, desenvolvem trabalhos científicos de descontaminação de compartimentos ambientais (águas e solos) utilizando materiais adsorventes alternativos e sustentáveis provenientes de atividades agroindustriais.

International Conference

Além da missão científica realizada na Espanha, os professores Affonso, Herbert e Daniel também participaram da International Conference on Sustainable Intelligent Manufacturing (SIM 2013), realizada na Universidade Técnica de Lisboa em Portugal. O Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA) da Unioeste, coordenado pelo professor Affonso, teve seis trabalhos científicos apresentados na forma de conferência internacional, apresentando dois trabalhos cada um.

Como resultados da SIM 2013, foi publicado no livro intitulado Green Design, Materials and Manufacturing Processes contendo os trabalhos apresentados na forma de capítulos. Sendo assim, cada um dos trabalhos gerou um capítulo da obra resultando numa produção total de seis capítulos do livro referente aos trabalhos científicos desenvolvidos pelos professores Affonso, Herbert e Daniel além dos demais participantes e colaboradores do GESOMA.