Área do CPAA agora pertence à Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), na sexta-feira (29), o domínio definitivo da área do Centro de Pesquisa em Aquicultura Ambiental (CPAA), em Toledo, com a assinatura da escritura pública firmada entre o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e o reitor da Unioeste, Sérgio Paulo Wolff. O local foi repassado em 2010 e ficou faltando apenas regularização da área para realização de investimentos.

No Centro de Pesquisa são realizadas atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão do curso de graduação de Engenharia de Pesca e do mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca do Campus de Toledo, além da participação de docentes e discentes de outros cursos como Engenharia Química e Química. Segundo o diretor geral do Campus de Toledo, José Dílson Silva de Oliveira, a transferência de domínio da área vai possibilitar novos projetos no local com a captação de recursos envolvendo os trabalhos de pesquisa e extensão.

Para o reitor da Unioeste, o repasse definitivo da área contribui com os trabalhos da Instituição e também com a comunidade. “Com ela, nossos alunos terão condições ainda maiores de aprofundar seus conhecimentos. Haverá, também, avanços importantes para a comunidade regional”, reforça.

Além do incentivo à pesquisa, existe a intenção entre os órgãos envolvidos em firmar parceria também para trabalhar em conjunto para produção de peixes nativos para o repovoamento dos rios do Estado, em conjunto também com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O CPAA antes era uma unidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Centro de Pesquisa em Aquicultura Ambiental (Cpaa), muito importante para a piscicultura do Estado, foi construído no final da década de 70 e, desde então, promoveu o fomento da piscicultura, o desenvolvimento da aquicultura e ações relacionadas à preservação do meio ambiente.