Seminário de Literatura, História e Memória na Unioeste

Os professores Antonio Donizeti da Cruz, Ximena Merino e Adriana Fiuza, que coordenam o 11º Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), junto com a professora Lourdes Kaminski Alves, se reuniram para organizarem o evento com os monitores do Seminário: docentes e acadêmicos de graduação e pós-graduação de Letras, da Instituição.

Para a professora Ximena, o apoio dos estudantes é fundamental. “Precisamos do apoio e da interação dos acadêmicos, pois os professores sozinhos não dariam conta de organizar um evento dessa dimensão”, enfatiza. “Além disso, é uma forma dos discentes já entenderem o sentido de um evento deste tamanho e de saber o que é a vida acadêmica”, complementa a docente, lembrando que esta é a segunda reunião da equipe.

Para a mestranda em Letras, Bruna Otani Ribeiro, participar da organização de eventos é uma forma de acompanhar o que acontece nos bastidores. “Você percebe que inúmeros aspectos precisam ser checados com antecedência para que tudo dê certo. Além disso, há uma integração entre alunos da graduação e da pós, isso é importante até como forma de incentivo aos iniciantes para que eles conheçam o funcionamento do curso e da relevância que eventos acadêmicos têm na formação de um estudante”, avalia.

Com o tema “Confluências entre Literatura, Cultura e outros campos do saber”, o evento será realizado do dia 27 a 29 de novembro no Campus de Cascavel e contará com a presença de pesquisadores do Chile, Argentina, Uruguai, Coréia do Norte, entre outros países. Até o momento, o evento conta com mais de mil mil inscritos.

O Seminário é promovido pelo Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e pelo colegiado do curso de licenciatura em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano, conta com a parceria da Academia Cascavelense de Letras (ACL) e da Associação dos Docentes Universitários de Cascavel (Aduc).

Editoras como Contexto, Paulinas, entre outras, estarão presentes no Seminário. Programação, inscrição e mais informações sobre o evento no site: <www.seminariolhm.com.br>.