Central de Notícias

Pré-lançamento de encontro mundial em Toledo

Aconteceu na manhã da última terça-feira (16), o pré-lançamento do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), no auditório da Prefeitura de Toledo. O evento foi organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Prefeitura do município.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da sociedade civil organizada, lideranças políticas, secretários municipais, vereadores, professores e alunos da Unioeste. A palestra de abertura foi realizada por Santiago Martin Gallo, do Parque Tecnológico Itaipu (PRI/Itaipu). Santiago apresentou o tema do Fórum ‘Tecendo Redes Entre os Territórios: Novos Olhares Sobre o Desenvolvimento Econômico Local’. “Este será um momento de reflexão sobre o desenvolvimento econômico local, o que isto significa e quais são os seus impactos no gênero, cultura, turismo, sociedade e governo”, explica.

Convidada pela Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para compor um eixo temático do Fórum, a Unioeste, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Mestrado e Doutorado, tem papel de destaque nas discussões a cerca do DEL.

O vice-reitor da Instituição, Carlos Alberto Piacenti, acredita na importância do trabalho em conjunto entre empresários, prefeitura e universidades, que pode criar um canal de desenvolvimento e assim gerar resultados positivos. “A integração entre os agentes condutores do desenvolvimento vai mostrar para a sociedade, que o trabalho conjunto trará resultados mais efetivos, duradouros, cuja ação, propiciará ganho maior para a região em termos de ação de renda e emprego, por exemplo”. Piacenti também relata que o maior desafio será fazer com que todas estas categorias participem, porque cada uma vem trabalhando isoladamente.

Para o prefeito Beto Lunitti este foi um momento fundamental para promover um diálogo harmonioso sobre economia e sociedade e assim, todos poderem compreender a dinâmica do Fórum de Desenvolvimento. Ele ressalta ainda que para atingir o desenvolvimento econômico pleno, é preciso haver uma evolução humana, e acredita na importância da criação de uma agenda positiva. “A sociedade é composta por vários momentos, aspectos negativos que precisam ser enfrentados, e necessita de uma agenda separada, mas os aspectos positivos têm que se sobrepor. As ações que precisamos produzir têm que ser trabalhadas em cima da satisfação e felicidade das pessoas”, disse o prefeito.

O 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) será promovido em Foz do Iguaçu, de 28 de outubro a 1º de novembro, e resulta da Iniciativa Global ART do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) . É uma iniciativa que busca o trabalho conjunto entre governos locais, nacionais, regionais, órgãos multilaterais, atores e especialistas para compartilhar, valorizar experiências, refletir, debater e buscar alternativas para avançar em fórmulas que permitam construir, a partir dos territórios, modelos de desenvolvimento.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.