Encontro das Escolas Itinerantes começa nesta quarta

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Projeto Novos Talentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), realiza entre este dia 17 a 20, Encontro de Formação dos Coordenadores das Escolas Itinerantes do Paraná.

Serão 35 coordenadores, reunidos na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná de Cascavel (APP – Sindicato), discutindo a proposta pedagógica das escolas itinerantes, com o objetivo de reestrutura-la.

O evento contará, também, com a presença do professor Luiz Carlos de Freiras, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que, junto com a professora Roseli Salete Caldart (Instituto Iterra), abordará os temas “Complexos de Estudos – Elementos teóricos e práticos” e “A forma escolar – gestão, os núcleos Setoriais e o trabalho/trabalho socialmente necessário”.

Programação

O encontro inicia na manhã desta quarta-feira (17.08), às 8 horas, com reunião de Planejamento do Projeto Novos Talentos. No período da tarde, a partir das 14 horas, “A mística na formação humana” será trabalhado por Maria Izabel Grein e Alessandro Mariano, ambos do Setor de Educação do MST/Curitiba.

No segundo dia (18.08), o tema abordado será “Complexos de estudos – elementos teóricos e práticos”, com os professores Luiz Carlos de Freiras e Roseli Salete Caldart. À tarde os mesmos professores trabalharão o tema “A forma escolar – gestão, os núcleos setoriais e o trabalho/trabalho socialmente necessário”. No período da noite, os professores da Unioeste estarão novamente reunidos para discutir a Organização do Curso de Especialização dos Complexos.

No dia 19, o tema abordado será “Socialização das Escolas sobre a experimentação dos complexos: avanços e Limites”. No período da tarde, “Planejamento de Ensino nas escolas Itinerantes” será abordado por Marlene Siebert Sapelli e Marcos Gehrke, professores da Unicentro.

Para o encerramento, “Planejamento de Ensino e encaminhamento de atualização dos inventários da realidade nas Escolas Itinerantes”, será a temática abordada pelos professores Marlene Siebert Sapelli e Marcos Gehrke. À tarde, o professor Valter Leite, do Setor de Educação do MST/Curitiba, encerra as atividades do encontro, trabalhando o tema “Planejamento da formação local nos coletivos pedagógicos por escola”.