Servidores participam de cursos de formação

Cursos de capacitação realizados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Escola de Governo para os servidores estão sendo oferecidos em todos os campi da Instituição e também no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop).

Na próxima segunda-feira (15.07) o curso “Interação Família – Paciente” será ministrado no Hospital Universitário pela assistente social, mestre na área de políticas publicas e docente do Colegiado de Serviço Social na Unioeste, Diuslene Rodrigues Fabris. O curso, direcionado ao pessoal de enfermagem e demais interessados, tem carga horária de duas horas e 30 vagas estão disponíveis.

O enfoque dessa capacitação é a humanização na saúde, conceituando a família, além de demonstrar quem é o cuidador, o cuidado paliativo e como instrumentar a família para o cuidado e o fortalecimento dos vínculos. O curso iniciará às 9 da manhã, no auditório do Centro de Imagens, e será fornecido certificado aos participantes.

O curso “Humanização do Atendimento na Área de Saúde” também está agendado para ocorrer no Huop, no dia 30. Serão duas turmas ofertadas com carga horária de duas horas. A assistente social Diuslene Fabris, também ministrará o curso, onde será mostrado um breve histórico da construção do Sistema Único de Saúde (SUS), seus princípios e aplicação no cotidiano do trabalho e os objetivos da humanização de saúde.

Neste sentido o principal objetivo é problematizar e discutir as ações dos serviços de saúde a partir das diretrizes do SUS, na perspectiva do atendimento da política de humanização.

Mais cursos

Em parceria com a Escola do Governo, a Unioeste disponibilizará mais dois cursos tanto para servidores da Universidade quanto para funcionários de outras instituições, como órgãos estaduais, federais e prefeituras, nos campi de Cascavel e Toledo. Para o primeiro, haverá o curso “Relacionamento Interpessoal e Equipes – Potencializando Ações”. Este curso deve ocorrer nos próximos dias 16 e 17, das 7h45 as 11h45 e das 13 às 17 horas. Para o segundo será oferecido o curso “Atendimento ao Cidadão: Eu faço a Diferença” nos dias 22 a 25, das 8 às 12 horas.

Outros cursos também serão ofertados nos campi da Unioeste. Nos dias 29 de julho e 5 de agosto, no Campus de Toledo, haverá o curso de Informática Básica, das 8 às 12 horas e das 13h30 as 17h30. O mesmo curso será disponibilizado no Campus de Marechal Cândido Rondon, nos dias 30 de julho e 6 de agosto, das 8 às 12 horas e das 13h30 as 17h30.

Já o curso “Dieta Hospitalares”, que estava previsto para os dias 11 e 12, foi adiado, com nova data ainda a ser definida.