Ciência da Computação oferece Curso Básico de Programação

“O curso está muito bom. É bem dinâmico, têm muitos exercícios e os professores explicam bem”, relata o funcionário público, Hélio Campos da Silva, 26 anos, que paralelamente ao curso técnico de informática faz o curso Básico de Programação.

Esta é a primeira turma do curso, ministrado por 12 acadêmicos bolsistas do Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação (PetComp), no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O curso, que é coordenado pelo professor doutor Clodis Boscarioli, tem por finalidade apresentar aos alunos do Ensino Médio e Técnico das escolas estaduais de Cascavel e região, os conceitos básicos de programação de sistemas computacionais, além de ensinar a resolver problemas de lógica computacional.

“O objetivo é capacitar esses jovens a resolver tarefas básicas de programação, de modo que possibilite aos alunos um contato inicial com o crescente mercado tecnológico”, explica ele. Outra intenção é divulgar o curso de Ciência da Computação e apresentar as oportunidades que ele proporciona, considerando o fato de incentivá-los na escolha da área como profissão.

Aprendizado

Para o acadêmico do 4º ano de Ciência da Computação e professor do curso Básico de Programação, Mateus Felipe Teixeira, é intenção, além de trazer os alunos para dentro da Universidade, “proporcionar a eles o aprendizado ao pensamento lógico, que usarão também em outras áreas do conhecimento humano”.

Para os acadêmicos da Ciência da Computação da Unioeste o curso, além de possibilitar o aprendizado de uma nova atividade aos seus quase 40 participantes, também proporciona um aprofundamento e ampliação do conhecimento adquirido em sala. “O curso é bom, tanto para os alunos quanto para nós, especialmente para mim porque tenho interesse em ministrar aulas. Não deixa de ser uma experiência para saber se vou querer entrar para a área acadêmica ou não”, revela o acadêmico do 4º ano de Ciência da Computação, Gustavo Henrique Paetzold.

Marcelo Rech, do 3º ano de Ciência da Computação, enfatiza o desempenho e o interesse dos alunos. “A maioria está empenhada em aprender. Eles fazem todos os exercícios que a gente passa, estão prestando muita atenção”, afirma.