Pró-reitora da Unioeste participa de Fórum em Recife

A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Liliam Faria Porto Borges, participou do 26º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação, realizado em Recife (PE), nos dias 18 a 21 deste mês, para elaborar políticas e diretrizes básicas que fortaleçam ações e contribuam para a formulação e implementação de políticas públicas de educação superior que visem o pleno desenvolvimento do País.

Neste ano, o evento teve como tema a qualificação do ensino superior brasileiro, e a programação contou com painéis que abordaram as inovações metodológicas ativas no ensino superior, relatos de experiências exitosas nas áreas médicas e engenharias, mobilidade acadêmica e internacionalização, panorama geral da evasão e retenção do ensino superior nas instituições públicas do Brasil, desafios da institucionalização da Educação à Distância no ensino superior. A mesa redonda, seguida de debate abordou a relação entre educação básica e ensino superior.

Na ocasião, foi realizada também a eleição das coordenações regionais e da presidência do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad), além da discussão da proposta de novo regimento para o órgão.

No último dia, foram elaboradas as proposições para a minuta da Carta de Recife, com plenária para apresentação e aprovação do documento final. No encerramento foi apresentada a nova diretoria nacional, que será presidida por Robinalva Borges Ferreira, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, de Criciúma (SC).

A Unioeste, representada pela professora Liliam Faria Porto Borges, passa a ocupar, como suplente, a coordenação da região Sul do Forgrad, que tem como membros os professores: Eduardo Damião da Silva, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Maria Terezinha Antunes, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS) e Claudemir Aparecido Lopes, da Fundação Educacional de Brusque (SC).