Unioeste vai auxiliar Câmara de Vereadores de Cascavel para criação da Escola Legislativa

A implantação de um programa de qualificação aos assessores parlamentares, como também aos servidores de carreira da Câmara de Cascavel já deu o primeiro passo. Na última semana, uma reunião envolvendo os gestores da Casa de Leis e da Unioeste (Universidade do Oeste do Paraná) definiu o briefing para que se estabeleça um convênio entre as partes, viabilizando a criação da Escola Legislativa.

O pró-reitor de Extensão da instituição, professor Gilmar Baumgartner esclareceu que é possível duas modalidades de parceria. Mediante levantamento do grau de escolaridade do quadro funcional da Câmara, podem oferecer diferentes módulos de cursos de qualificação voltados às áreas administrativa, legislativa, secretariado, contábil, dentre tantas outras áreas com profissionais disponíveis na instituição.

Outra possibilidade é envolver no convênio a Acamop (Associação das Câmaras do Oeste do Paraná), ampliando o público alvo. Havendo número de interessados com curso superior, a pró-reitoria de pós-graduação da instituição poderá disponibilizar um programa de especialização com módulos específicos, voltados ao âmbito legislativo e administração pública.

De acordo com presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL) o convênio permitirá a oferta de aprimoramento a todos os assessores de forma equânime e gratuita. “Agora sabemos que é possível viabilizar a Escola Legislativa sem custos e ainda ofertar certificação por meio de uma instituição conceituada. Qualificação é fundamental na gestão de qualquer setor, sobretudo no serviço público e por isso vamos priorizar o encaminhamento de um projeto autorizando o Legislativo a firmar convênio com a Unioeste”, explicou Pacheco, que buscou a aproximação com a Universidade através do vereador e professor Paulo Porto (PCdoB).

Já o reitor da Unioeste, professor Paulo Sérigio Wolf ‘Cascá’ defendeu que a instituição deve atuar permanentemente junto à comunidade, oferecendo o que ela tem de melhor através da pesquisa e extensão. “É a contrapartida que podemos dar à nossa região. A instituição oferece conhecimento aos nossos estudantes e essa profissionalização deve ser multiplicada em favor do desenvolvimento econômico e social”, disse Cascá.

Participaram da reunião o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolf, o pró-reitor de Extensão, Gilmar Buamgartner e equipe, o vereador Paulo Porto, o presidente da Câmara, Marcio Pacheco e o procurador jurídico da Casa, Pascoal Muzeli Neto.