Fisioterapia leva ginástica laboral aos servidores

Para exercitar o que foi visto em sala de aula, os acadêmicos do 3º ano do curso de Fisioterapia do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizam, uma vez por semana, aulas de ginástica laboral em todos os departamentos da Reitoria da Universidade. Esse é um projeto coordenado pelas professoras da disciplina de Fisioterapia do Trabalho, Marcia Rosangela Buzanello (teoria) e Karine Paula Gaffuri (prática).

Segundo as acadêmicas Aline Barbosa, Jéssica Malanotte, Tatiane Kamada e Camila Mayumi, responsáveis pela ginástica aos funcionários da Pró-Reitoria de Extensão e Assessoria de Comunicação Social, o objetivo principal das aulas é a prevenção e a conscientização. “O objetivo é reduzir o risco de uma possível lesão. Além disso, buscamos estimular os servidores a fazerem os exercícios com mais frequência”, afirmam.

O programa de aulas é desenvolvido a partir da análise feita em cada setor sobre a rotina de trabalho e quais exercícios são necessários ao grupo de servidores. Além das atividades, as acadêmicas elaboram a cada semana um informativo temático sobre algumas doenças, os sintomas causados e como podem ser evitadas. “A cada encontro trazemos assuntos que as pessoas pedem ou que achamos importante falar”, observam. As alunas observam que doenças como a artrose, tabagismo, dor de cabeça, estresse e diabetes também são temas abordadas.