LAI Social realiza primeiro treinamento na Unioeste

Nesta segunda-feira na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nos campi de Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu, foi realizado o treinamento para capacitação à aplicação do Projeto Lei de Acesso à Informação-Social (LAI-Social), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR).

A Auditoria Social, um dos tópicos debatidos no tema “LAI Social”, tem o papel fundamental do acesso à informação, o qual possibilita reconhecer os principais programas e projetos municipais, seus procedimentos internos e seus pontos de maior vulnerabilidade.

Esta é a primeira etapa do Projeto, no qual serão realizadas mais duas: Aprimoramento, e Consolidação, na qual cada uma delas responde por produtos e resultados distintos. O Projeto todo está sendo trabalhado acerca do tema “Gestão Pública” no meio acadêmico, impulsionando o desenvolvimento de disciplinas formais e permanentes voltadas ao seu estudo.

Em Cascavel, o professor do curso de Ciências Econômicas, Luis Alberto Ferreira, é coordenador do Projeto, e explica que um dos objetivos é fazer com que a sociedade participe da fiscalização, de forma que melhore a eficiência dos órgãos públicos. Ainda acrescentou que o controle social deve fazer parte do cotidiano da sociedade, além de que é feita a fiscalização nas prefeituras no sentido de se verificar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Já o professor de Ciências Contábeis, Clovis Fiirst, orientador do Projeto, também explica que todas as metas e conteúdos deste trabalho são planejadas pelo Tribunal de Contas.  “Ensinamos aos alunos de acordo com a metodologia do TCE”, declara.

A aula de vídeo conferência de hoje foi presenciada por sete alunos, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Ciências da Computação, e também pelo representante do Observatório Social de Cascavel, Sr. Alexandre Galo, o qual tem o mesmo objetivo da Universidade.

No Paraná, as sete universidades públicas estão participando do Projeto, que são Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), totalizando 72 cidades que serão avaliadas.