Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local terá pré-lançamento em Toledo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Mestrado e Doutorado, em conjunto com a Prefeitura de Toledo realizam o pré-lançamento do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) neste dia 16, a partir das 8h30, no auditório da Prefeitura.
Com o enfoque “Tecendo redes entre os territórios: novos olhares sobre o desenvolvimento econômico local” e palestra de abertura a cargo de Santiago Martin Gallo, do Parque Tecnológico Itaipu (PRI/Itaipu), o evento tem como objetivo fortalecer a articulação política internacional visando inserir o tema DEL na pauta das nações. Para tanto, está sendo articulada a participação de personalidades do mundo político, institucional, movimentos da sociedade civil e dos meios de comunicação, para inserir o tema em uma nova pauta de debates no mundo.
O Fórum
De acordo com o vice reitor da Unioeste, professor Carlos Piacenti, a realização do 2º Fórum, que será promovido em Foz do Iguaçu, de 28 de outubro a 1 de novembro, resulta da Iniciativa Global ART do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) .
O Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local é uma iniciativa que busca o trabalho conjunto entre governos locais, nacionais, regionais, órgãos multilaterais, atores e especialistas para compartilhar, valorizar experiências, refletir, debater e buscar alternativas para avançar em fórmulas que permitam construir, a partir dos territórios, modelos de desenvolvimento.
Todo este esforço, segundo os organizadores do evento, deverá resultar em uma maior qualidade de vida para as pessoas, o que deverá ser alcançado tecendo redes e unindo esforços para um impacto e incidência na agenda global, a partir de espaços locais, reforçando a governança em diversos níveis.
Desafios
Em outubro de 2011, em torno de 1,3 mil participantes de 47 países se encontraram em Sevilha durante o 1º Fórum Mundial de Agências de Desenvolvimento Local, denominado “Território, Economia e Governança Local: novos olhares para tempos de mudanças”.
Os presentes compartilharam e trocaram práticas e instrumentos territoriais para o Desenvolvimento Econômico Local (DEL), bem como debateram a respeito da relação das estratégias nacionais de desenvolvimento local com o debate global, sobre desenvolvimento humano sustentável e a necessidade de construir e de fortalecer políticas públicas próprias para o desenvolvimento local.
Como conjugar esse debate com práticas e com instrumentos operacionais para a superação da brecha entre a conceitualização e a aplicação na realidade, questionam os organizadores, observando que este é um desafio que adquire cada vez mais importância e atenção.
Por esses motivos, o objetivo geral do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local é dar continuidade à relação estratégica entre o conceito de enfoque territorial para o desenvolvimento, a sua relação com as políticas de descentralização e desconcentração nacional, e instrumentos específicos capazes de integrar no terreno as três dimensões do desenvolvimento humano sustentável.
Interessados em participar poderão obter mais informações aqui.