PEE e Fasul elaboram Projeto de Jogos Didáticos

O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), juntamente com o curso de Pedagogia da Faculdade Sul Brasil (Fasul), estão desenvolvendo o Projeto Jogos Didáticos Adaptados: Uma Porta Aberta para Inclusão.

O objetivo é proporcionar a aprendizagem as pessoas com necessidades especiais, bem como propiciar momentos de reflexões com os acadêmicos de Pedagogia, e assim contribuir com o processo de formação acadêmica.

O projeto foi implantado a partir da necessidade de fazer a divulgação do programa. A subcoordenadora do PEE de Toledo, Joice Silveira explica que “estes materiais foram feitos para pessoas com necessidades especiais, a fim de divulgar a inclusão escolar e minimizar barreiras”.

Os jogos, criados com base na orientação do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Catarinense de Educação Especial, serão utilizados em oficinas na Brinquedoteca e Leafa, ambos situados nas dependências da Fasul.

O PEE, implantado a mais de 15 anos, é um programa multicampi, desenvolvido nos cinco campi da Unioeste (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) e tem a função de garantir o atendimento às necessidades educacionais especiais apresentadas a partir do ingresso de pessoas com deficiência na Instituição. Fazem parte da equipe do projeto Aline Kelyn Pin, Joice Silveira, Brenda Novais, Luana de Oliveira e Ana Cristina Bochnia.