Aprovado Doutorado em Engenharia Química para Toledo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Toledo, teve recomendado o curso de doutorado em Engenharia Química, previsto para início no ano letivo de 2014, conforme divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no último dia 19.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia Química (PEQ) da Universidade, professor Fernando Rodolfo Espinoza Quinones, após duas avaliações trienais, apresentou à Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (Capes) a proposta de abertura da modalidade de Doutorado no PEQ para o ano de 2014. “A proposta do Doutorado se fundamentou nas metas atingidas nos sete anos de funcionamento do Programa (2006-2012), formando recursos humanos em nível de mestrado com o desenvolvimento de pesquisas científicas/tecnológicas nas duas linhas de pesquisas do PEQ: Processos Químicos e Bioquímicos e Monitoramento e Controle Ambiental”, explicou.

Ele salienta ainda que na proposta foram destacados os avanços na melhoria substancial da infraestrutura de pesquisa tanto na expansão do espaço físico com novos laboratórios de pesquisa como no pleno funcionamento de uma central analítica que contempla as diversas técnicas analíticas espectrométricas e cromatográficas mais visadas na pesquisa científica básica como aplicada no intuito de dar suporte a todas as pesquisas desenvolvidas no PEQ. “Em consonância a tudo isto, o quadro de docentes-pesquisadores permanentes do PEQ alcançou amadurecimento tanto na pesquisa científica como tecnológica, refletindo-se em quase 70% dos docentes na qualidade de Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (dois no nível PQ-I e três no nível PQ-II) e da Fundação Araucária (três). Tendo em vista essa conjunção de esforços na consolidação do curso de mestrado do PEQ, o curso de Doutorado no PEQ-Unioeste/Toledo, foi aprovado na 149ª Reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da CAPES”, reforça a coordenação.

Fernando disse ainda que o curso de Doutorado em Engenharia Química terá grande repercussão em segmentos que compõem a indústria regional e nas Instituições de Ensino Superior, pois parte dos doutores formados pelo programa deverá continuar na região Oeste do Paraná, atuando como consultores altamente especializados ou como professores de instituições de ensino de nível superior. Para ele o curso de doutorado possibilitará a continuação e o aprimoramento da pesquisa na área de Engenharia Química e consequentemente o fortalecimento do programa de pós-graduação e da graduação. “Neste sentido, o curso de doutorado em Engenharia Química está plenamente entrosado e enraizado no planejamento da comunidade local e será mais uma das etapas para consolidação do setor industrial e o desenvolvimento da região”, finaliza.