Primeira aula no Laboratório de Ensino de Línguas

Foi realizada na manhã de hoje (10.10) a primeira aula no Laboratório de Ensino de Línguas do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O Laboratório, destinado aos discentes dos cursos de Letras da Unioeste, conta com 20 computadores e está equipado com o software “Net Class” que segundo o professor/mestre, Antônio Marcio Ataíde, autor do projeto que possibilitou a implantação do laboratório, proporciona aos professores contato direto com o computador do aluno, sendo um estudante por vez, todos ou apenas um grupo.

Alunas do curso de Letras – Português/Italiano utilizaram pela primeira vez o Programa que tem como finalidade contribuir com a aquisição da língua estrangeira. Conforme o professor, o Net Class possibilita o compartilhamento de vídeos, músicas e outros formatos de arquivos, como pdf, word, excel, entres outros que facilitaram muito a aula. “O programa oportuniza uma praticidade muito grande, não precisei perder tempo para carregar os vídeos e arquivos” ressalta.

Antônio destaca que o programa contém uma ferramenta que proporciona ao professor ditar vídeos ou arquivos de áudio para que o aluno ouça, repita e depois ouça aquilo que ele repetiu. “Essa atividade visa aperfeiçoar a pronuncia do aluno para que ela se aproxime cada vez mais da pronuncia de um falante nativo”, declara.

O professor ainda ressalta que a aula foi mais interativa e que as alunas ficaram empolgadas com a novidade, como confirma Mayara Scussiatto, acadêmica do 4º ano de Letras/Italiano, que achou o Programa muito interessante. “Tem ferramentas que facilitam o entendimento da pronuncia, acho que a aula foi mais interativa e divertida”, declara.

O laboratório será utilizado pelos cursos de Letras Português/Inglês, Espanhol e Italiano. Um cronograma com as datas de realização das aulas já foi organizado pelos coordenadores de curso.

O projeto

O professor conta que o projeto de implantação do Laboratório já dura cinco anos, e aquisição dos equipamentos começou no ano passado, “Agora o Laboratório está pronto e enfim será inaugurado”, diz o professor.

Contribuíram para consolidação do projeto os professores: Alexandre Webber, Elenita Conegero Pastor Manchope, Aparecida Feola Sella, Lurdes Kaminski, Greice Castella, Adriana Fiuza e o técnico de áudio e vídeo da Unioeste, Carlos Edir.