Parfor oferece novos cursos na Unioeste

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a coordenação do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) definiram, no dia 30 de setembro, a oferta de 395 vagas para 2014, destinadas a professores efetivos e temporários em exercício na rede pública estadual e municipal. O objetivo é de proporcionar a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O Parfor é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com as Universidades Públicas do Paraná, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e secretarias municipais de Educação e para atingir seu propósito são implantadas turmas especiais, exclusivas para professores em exercício.

O coordenador local, professor João Carlos da Silva, explica que o programa tem como metas formar o professor que ainda não possua nenhuma graduação, possibilitar uma segunda licenciatura aos professores em exercício na educação básica pública que, embora já licenciados, atuem em área ou disciplina distinta daquela de sua formação inicial e prepara-lo para o efetivo exercício da docência.

O curso de Pedagogia 1ª Licenciatura, com duração de quatro anos, é voltado para professores (da educação básica pública) que ainda não têm licenciatura. Os cursos de 2ª Licenciatura, com duração de um ano e meio, são dirigidos aos professores com pelo menos três anos de exercício e que atuem em área distinta da sua formação inicial. Já o curso de Formação Pedagógica, com duração de um ano e meio, é destinado a professores com Bacharelado, inclusive em cursos técnicos, que necessitam da formação pedagógica complementar.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, o professor deve: realizar seu cadastro na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

O diploma será emitido pela Unioeste. Mais informações sobre o Parfor estão disponíveis no site da Capes: www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor, ou com a coordenação local do programa pelo telefone: (45) 3220-3172, das 13h30 às 17 horas ou e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Cursos oferecidos pela Unioeste:

Campus Cascavel

Pedagogia 1ª Licenciatura

Segunda a sexta-feira - noturno

Matemática 2ª Licenciatura

Campus Toledo

Ciências Sociais 2ª Licenciatura

Outubro/2014

Campus Foz do Iguaçu

Pedagogia 1ª Licenciatura

Segunda a sexta-feira – noturno

Matemática 2ª Licenciatura

Campus Marechal Cândido Rondon

História 2ª Licenciatura

Outubro/2014

Campus Francisco Beltrão

Pedagogia Pedagogia do Campo 2ª Licenciatura

Segunda a sexta-feira – noturno

Programa Parfor

O Parfor é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação em colaboração com a Capes, secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de ensino superior. A finalidade é de ministrar cursos superiores gratuitos, presenciais e de qualidades aos professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de dezembro de 1996, e assim, contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país.