Unioeste sedia 1º Seminário de Educação do Campo

Teve início nesta quinta-feira (11.07) e segue até dia 13, no auditório Arnaldo Busatto, no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Seminário de Educação do Campo. O evento é o primeiro da região Oeste e a abertura foi marcada pela apresentação do Grupo de Dança Esportiva em Cadeiras de Roda da Fundação Consciência e Trabalho.

Segundo a coordenadora do Seminário na Unioeste, Janete Ritter, a apresentação serviu para demonstrar que existem determinados limites, mas que podem ser superados e adaptados à cada necessidade, como existem limites na Educação do Campo.  Ela disse também que o evento é um encontro destinado a dar visibilidade à Educação do Campo. “Queremos dar uma visão aos programas para a Educação do Campo, reunindo os professores que atuam na área e  discutindo o que precisa ser aplicado à essa área. A conversa com esses professores é muito importante e a formação é fundamental”, declara.

O Seminário está sendo realizado em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato). Fazem parte da comissão organizadora, Madalena Suchecki e Juliana Aparecida Poroloniczak do NRE, Paulino Pereira da Luz e Amancio Luiz Saldanha dos Anjos, ambos do APP-Sindicato.

Com o objetivo de contribuir no processo de formação continuada dos educadores, estão participando do encontro professores e funcionários ligados à Educação do Campo de 18 municípios da região. Pretende-se também compreender a política de Educação do Campo, sistematizar documento com demandas, conhecer o histórico das Conferências de Educação do Campo em preparação para a Conferência Estadual, discutir possibilidades de novas organizações do trabalho pedagógico nas escolas, refletir sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) vigente na escola a partir da legislação que reconhece a Educação do Campo como política pública e fortalecer a pesquisa sobre o tema.

Programação

A palestra que vai dar início ao segundo dia do evento (12.07) é sobre “Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, com Sandra Scheeren da Unioeste do setor de Educação Movimento Sem Terra (MST). Após isso, a palestra “Projovem Campo” será ministrada por Marcos Gehrke da Universidade do Centro-Oeste (Unicentro). À tarde, Ana Hammel vai ministrar palestra “Ciclos de Formação Humana” e Alex Verdério falará sobre o “Regime de Alternância”, ambos da Unioeste. No final da tarde, haverá novamente um debate e à noite será feito um levantamento individual de dados sobre a escola.

No dia 13.07, os levantamentos de dados das escolas serão expostos e socializados, fazendo então uma sistematização desses  mesmos dados.

No entanto, nesta quinta-feira (11.04), a professora e Pró-Reitora de Graduação da Unioeste, Liliam Faria Porto Borges, ministrou palestra sobre “Educação do Campo: Política e Identidade” e  Solange Tondero Von Say da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Dois Vizinhos falou sobre a “Conferência Nacionais e Estaduais de Educação”. Também foi feito um debate a cerca do tema e, à noite, haverá um estudo individualizado.