Último dia de Congresso do Rock na Unioeste

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está sediando o 1º Congresso Internacional de Estudos do Rock. O evento que se iniciou na quarta-feira  encerra amanhã.

É a primeira vez no Brasil que um Congresso é dedicado ao estudo do Rock. O evento, que uni estilo musical e pesquisa científica, conta com aproximadamente 800 inscritos. São professores, acadêmicos e ouvintes de todo território brasileiro, além de participantes e palestrantes de outros países da América Latina.

Além de incluir conferências, workshops e mesas redondas a programação do evento conta com a homenagem póstuma ao professor da Unioeste Wander Amaral Camargo, bem como a homenagem ao músico João Ricardo, líder e criador da banda Secos & Molhados que esta completando 40 anos, este ano. O músico homenageado estará presente na Unioeste a partir das 19 horas de hoje e também amanhã as 11h30.

Programação

No último dia de evento, as atividades serão iniciadas com a apresentação da Banda Fábrica Elétrica. Em seguida, o tema “Rock e jornalismo literário” será apresentado pelo jornalista e pesquisador, Rodrigo Merheb, também autor do livro “O Som da Revolução” e pelo jornalista e radialista, Giovani Pinheiro.

No período da tarde, será realizado o Workshop de Baixo, Guitarra e Vídeo Clipe, ministrado por Nando Mello e Eduardo Martinez, músicos da banda Hangar. A aula será realizada no Anfiteatro da Unioeste, das 14 às 16 horas.

Simultaneamente ocorrerá a apresentação do filme “Across the Universe”, um romance musical dirigido por Julie Taymor em 2007. O filme será exposto por meio do Ciclo de Cinema, “Cinerock-se” no miniauditório 2. Além disso, a exposição de “Músicas Ilustradas” do artista Rafael Hoffman continua disponível no hall de entrada do Anfiteatro do Campus.

Durante a tarde também serão realizadas as sessões de Comunicações Orais com os seguintes eixos temáticos: Histórias do Rock, Poéticas do Rock, Rock e Cinema, Rock e Comportamento, Rock e Contracultura, Rock e Educação.

Das 19h20 às 22h30 o tema “Histórias do Rock no Brasil”, será apresentado pelo professor/doutor Guilherme Bryan, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Febasp - São Paulo/SP; e pelo professor mestre, Arthur Dapieve da PUC- RJ e colunista do jornal O Globo – Rio de Janeiro/RJ. O mediador do debate será o professor/doutor, Silvio Demétrio (UEL – Londrina, PR).