Ceapac: referência no atendimento a fissurados

O Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (Ceapac), do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), inaugurado em fevereiro deste ano, vem desempenhando importante papel na recuperação de pacientes com fissuras labiopalatais.  “Com esforço e dedicação buscamos nos transformar num hospital de referência no tratamento de fissurados, como é o de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP), conhecido como “Centrinho”, localizado na cidade de Bauru - São Paulo’’, diz o coordenador do Ceapac, professor Drº. Amadeu Tomasin Neto.

A intenção é estabelecer convênio entre o Ceapac do Huop e o Centrinho, visando à ampliação da capacitação dos profissionais atuantes no Ceapac e facilitar o acesso à pesquisas desenvolvidas no hospital em Bauru.

No Ceapac uma equipe multiprofissional, composta por dentistas, médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais, já atua no tratamento dos pacientes com fissura labiopalatal, que são alterações das falhas na fusão dos processos de formação nasal e da maxila, que podem surgir devido a dois fatores: genética ou ambiental.

A fissura pode ser diagnosticada ainda na gestação. “É possível identificar a anomalia craniofacial ainda na gravidez, por meio da ultrassonografia. A partir daí, as futuras mães começam a receber orientações nutricionais e psicológicas até o bebê nascer. Depois do nascimento o tratamento continua”, explica Amadeu.

Atendimento

O Ceapac está empenhado na contratação de novos profissionais, o que deverá ocorrer em breve, segundo o coordenador. “Estamos em busca de contratar cirurgiões plásticos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, para que o tratamento dos pacientes, seja ainda mais completo”, ressalta. Paralelamente a contratação, o Ceapac também está envolvido na aquisição de mais aparelhos e materiais, como é o caso do aparelho de audiometria, que mede a capacidade de ouvir sons, utilizado por otorrinolaringologistas.

O Centro possui um histórico de mais de 800 atendimentos, realizados somente nos últimos quatro meses. O coordenador lembra que todo o atendimento prestado ocorre via Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossos pacientes são acompanhados gratuitamente, no mínimo uma vez ao mês, sendo todos os procedimentos agendados”.

Os interessados em procurar os serviços de saúde, oferecidos no Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais, devem comparecer a rua: Carijós s/n, acesso aos fundos do Hospital Universitário ou pelo telefone (45) 3321-5233 com Tânia ou Sirlei.