Seminário de Formação Continuada em Toledo

Professores da rede municipal com a colaboração dos docentes do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além de toda a equipe da Secretaria de Educação, estiveram reunidos durante esta segunda-feira (29.07) em torno do 1º Seminário de Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Ensino, realizado no Teatro Municipal.

O encontro consistiu num debate entre os professores sobre questões relacionadas ao currículo escolar. A ação faz parte da parceria entre Prefeitura e Unioeste, para formação continuada dos profissionais da educação. Os professores e diretores já vinham solicitando que a Secretaria de Educação investisse mais na categoria, e entendendo a necessidade dos professores a todo o momento precisarem se atualizar, aprofundar, conhecer e debater, propôs uma parceria com a Universidade, que prontamente entendeu e consolidou esta política de valorização dos professores.

A secretária da Educação do Município, Tania Elisete de Grandi, contou que há bastante tempo estava buscando esta aproximação entre a Prefeitura e a Unioeste, que cumpre o seu papel e faz parte da história da educação no município de Toledo. “A Universidade produz o conhecimento, é ela que está centrada no tripé ensino, pesquisa e extensão”, comentou.

A partir do currículo que norteia o trabalho nas escolas é extraído temáticas importantes que precisam ser refletidas com todos os educadores. Os professores da rede municipal terão 40 horas de formação continuada, com 18 temáticas que serão discutidas.

Na manhã de hoje (29.07), em especial, foi debatida a história, das questões socioculturais do Oeste do Paraná. Pela manhã, com o professor  Erneldo Schallenberger, um pesquisador nessa área, e o professor Valdir Gregory que atua na Unioeste no Campus de Marechal Cândido Rondon. Já no período da tarde, os palestrantes foram os professores Ester Heuser e Rosalvo Schutz, do Campus de Toledo da Unioeste.

A formação continuada será realizada em mais três momentos durante o ano. As escolas foram divididas em micro regiões e cada uma terá um dia de oficinas em parceria com a Unioeste. O objetivo é o estudo e aprimoramento contínuo dos professores. As aulas da rede municipal de Educação retornam nesta terça-feira (30.07).