Campus de Foz tem pesquisa aprovada pela Fundação Araucária

A pesquisa intitulada “Epidemiologia de doença negligenciada: comportamento espacial e temporal da incidência da tuberculose no Estado do Paraná”, organizada por pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do Campus de Foz do Iguaçu, recebeu aprovação da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, para participar do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).

O edital de aprovação foi publicado no dia 3 deste mês e no total 29 pesquisas foram selecionadas pela Fundação para participar do Programa. A pesquisa, coordenada por Reinaldo Antônio da Silva Sobrinh e elaborada por 12 pesquisadores da Unioeste, vinculados ao Laboratório de Epidemiologia e Estudos Operacionais em Saúde (LEO) e do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPSC), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Duke nos Estados Unidos da América, juntamente com a Universidade Federal do Paraná (UFPR),  Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA).

De acordo com Reinaldo o projeto se destaca porque vai ao encontro as perspectivas do sistema de saúde brasileiro, pois tem como foco delinear as áreas e grupos que possuem maiores riscos de adoecer pela Tuberculose. “O primeiro passo é identificar essas áreas para que as ações em saúde possam ser direcionadas e concentradas a grupos que se mostraram em condições vulneráveis para adoecer” esclarece.

Reinaldo salienta que, para alcançar resolutividade no controle a Tuberculose, após o reconhecimento de áreas vulneráveis, as ações deverão ser desenvolvidas por serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) por estarem muito próximas às pessoas, mediante a presença e extensão de atributos essenciais. Segundo Reinaldo as ações de reconhecimento estão prevista para se iniciarem no próximo mês.

Além do coordenador participaram da elaboração da pesquisa os pesquisadores: Patrícia Barbosa Lincoln Silva, Adriana Zilly, Jossiana Wilke Faller, Lilian Lessa Cardoso, Marcos Augusto Moraes Arcoverde, Marieta Fernandes Santos, Oscar Kenji Nihei, Rosane Meire Munhak da Silva, Regiane Bezerra Campos e Mayara Silveira Almeida da Unioeste Campus de Foz do Iguaçu; Márcia Helena de Souza Freire  da UFPR; Tereza Cristina Scatena Villa, Pedro Fredemir Palha, Ricardo Alexandre Arcêncio da USP; Luciano de Andrade da Unioeste/UEM/ Duke University, Thais Junqueira da UEM e Betina Mendez Alcântara Gabardo da SESA.

Programa

O PPSUS é desenvolvido pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Governo do Estado do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), com o propósito de contribuir para o incremento científico e tecnológico no País e para a redução das desigualdades regionais na área da saúde.

O objetivo do PPSUS é apoiar a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Paraná, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), representando significativa contribuição para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em saúde.