Unioeste e Seti promovem Feira de Inovação e Tecnologia

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), coordenação geral, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste (NIT), coordenação local, em conjunto com as universidades e centros de Pesquisa do Paraná: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), convidam aos pesquisadores/acadêmicos das universidades e dos centros de pesquisa, bem como aos empresários interessados  para participarem da Feira de Inovação e Tecnologia: Integração Universidade-Empresa - FITEC 2013 a ser realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo.

De acordo com a coordenadora geral do evento, professora Sueli Rufini da Seti, a Fitec visa  consolidação da cultura da inovação como estratégia de desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Paraná, o qual deve ser conseguido por meio de uma efetiva interação entre universidades, indústria e governo.

O professor da Unioeste Camilo Freddy Mendoza Morejon, coordenador local do evento, comentou que “na Fitec, as instituições e centros de pesquisa, terão espaço para apresentar aos empresários, seu potencial de pesquisa e inovação” e que nesse evento “por meio de encontros entre pesquisadores e empresários, serão identificadas oportunidades de parcerias entre universidades e empresas, principalmente para o atendimento de demandas oriundas do mercado local e regional”.

Segundo os organizadores, o evento será realizado pela primeira vez em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit) e neste ano a Fitec acontecerá em paralelo à Feira de Máquinas, Automação e Indústria (Femai - 2013) organizada pela Acit.

A Fitec-2013 conta com o apoio da Fundação Araucária, da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e da Associação Comercial e Industrial de Toledo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Seti, no endereço www.seti.pr.gov.br, na opção Feiras Regionais - Toledo. Ao final do evento os inscritos receberão certificado de participação.

Programação

No dia 19 (quinta-feira), após a cerimônia de abertura, que será às 14 horas, haverá palestra com o tema “Oportunidades da Lei de Inovação Estadual em projetos que envolvam a participação de universidades e empresas”.

Na sexta-feira (20), a partir das 19 horas, estão programadas duas palestras: a primeira com o tema “Fontes de financiamento de recursos para projetos que envolvam a parceria Universidade-Empresa” e a segunda com a temática “Incentivos Fiscais para Empresas Inovadoras”.

No sábado (21), das 18 às 19 horas, haverá palestra do setor industrial com o tema “Inovações e Novos Conceitos na Construção Civil”.