Unioeste e PTI lançam Boletim de Conjuntura Econômica Regional

Agora em setembro está previsto o lançado do Boletim de Conjuntura Econômica Regional do Oeste do Paraná, elaborado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) juntamente com o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), o Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, o Colegiado de Ciências Econômicas e os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e em Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo.

Também o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Araucária (PR) contribuíram com o trabalho ao financiar os bolsistas de Iniciação Científica, responsáveis pela coleta de informações e análise de dados socioeconômicos da região Oeste do Paraná. De acordo com os coordenadores, essa parceria não se resume apenas ao Boletim de Conjuntura, mas num conjunto de ações e estudos ligados ao desenvolvimento territorial e à governança regional.

No âmbito da Unioeste, a redação do Boletim ficará sob a direção do professor Jandir Ferrera de Lima, do Colegiado de Ciências Econômicas da Unioeste/Toledo. Já na Fundação PTI, a coordenação estará a cargo dos pesquisadores Flavio de Matos Rocha e Johney Lucizani Nazario, que integram o grupo de trabalho sobre desenvolvimento territorial. A edição do Boletim ficará a cargo da Editora Parque Itaipu.

O Boletim

O Boletim de Conjuntura Econômica Regional contribui com dados e análises conjunturais sobre os caminhos do desenvolvimento socioeconômico regional. O conteúdo do Boletim será composto por análises simples e dados recentes sobre a produção agropecuária, industrial, o desenvolvimento humano, o perfil dos indicadores de desenvolvimento social, ambientais, entre outros.

Na primeira edição, que deve circular no mês de setembro, serão apresentados e discutidos dados sobre as principais cadeias agropecuárias da região Oeste do Paraná. Em outras edições serão focados diferentes dados, tanto de caráter econômico quanto social e ambiental para que os leitores possam tomar conhecimento da realidade socioeconômica regional.

Com isso, o Boletim de Conjuntura Econômica Regional não pretende ser uma publicação com linguagem cientifica ou análise marcadas pelo jargão acadêmico. A proposta é que a linguagem contribua para a difusão do conhecimento e para a popularização de informações e dados que gerem reflexão e discussões positivas e propositivas sobre os rumos do desenvolvimento socioeconômico regional.

Assim, a Fundação PTI e a Unioeste contribuem com o progresso cientifico, social, econômico e ambiental da região Oeste do Paraná, observa a equipe envolvida no projeto.