Professores criam Câmara Temática do Interior

Professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desenvolveram o projeto “Câmara Temática do Interior”, aprovado na Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014 (Secopa). Por meio dele serão criados Comitês Gestores Locais para aproveitar o “efeito da Copa do Mundo” e trazer benefícios para diversos setores das cidades.

O projeto também foi apresentado à Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (Apiesp), onde foi discutida a iniciativa e formalizada a parceria com o professor da Universidade do Centro-Oeste (Unicentro), Marcio Fernandes. Os professores Luis Sérgio Peres e Mario Luiz Soares da Unioeste e Marcio Fernandes e Francismar Formentão da Unicentro são os responsáveis pelo projeto.

A Câmara Temática do Interior será o intermédio para a criação dos comitês nas cidades selecionadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) como possíveis Centros de Treinamento de Seleções (CTS). Entre as cidades estão Maringá, Londrina, Cascavel e possivelmente Foz do Iguaçu.

O principal objetivo dos comitês é auxiliar as comissões municipais da Copa a atrair uma seleção para ambientação e também turistas específicos para as cidades. As universidades vão estimular parcerias com as organizações e instituições ligadas à Copa, sendo disseminadoras de informações e apresentando os efeitos positivos do evento no Brasil. Segundo o professor Mario Luiz Soares, a universidade será o principal órgão gestor na mobilização das cidades para a Copa. “A função é mobilizar e desenvolver a sociedade, preparando as cidades para receber as seleções, desenvolvendo o turismo e o comércio”, explica.

No dia 19 de junho foi realizada em Curitiba uma reunião, na Secretaria Estadual de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti), para discutir a criação do comitê e a visita da Câmara Temática do Interior as cidades que receberão as seleções e turistas a partir do dia 25. Estiveram presentes os membros da Secopa e membros da Rede Seti Esportes composta por representantes das universidades estaduais do Paraná, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Encaminhamentos

Na reunião o professor Mario Luiz Soares apresentou o projeto, que contempla o cronograma de ações que deve envolver as universidades estaduais, buscando levar os efeitos da Copa a vários municípios paranaenses, visto tratar-se de um projeto de grande relevância social e que proporciona uma importante experiência prática e profissional. Pretende-se também dar visibilidade e aproximar os turistas da cidade, destacando seus pontos turísticos. “Queremos com esse projeto resgatar a identidade cultural e o fortalecer a cidadania, valorizando a cultura regional”, enfatiza Mario. Ele destaca que esse projeto é inédito no país e que o próximo passo será escolher os integrantes para formar os comitês e sensibilizar as associações comerciais, Sebrae e prefeituras.

Também foi discutido o projeto da Secretaria do Esporte, que planeja criar uma residência em Educação Física. O curso será ministrado via Educação à Distância (EAD), com recursos do programa Segundo Tempo, desenvolvido pelo Ministério do Esporte e abrange os acadêmicos das universidades paranaenses.

O Paraná já apresentou projetos para fixar o legado da Copa do Mundo captando mais de R$ 2 bilhões em recursos financeiros federais para estruturar o estado para o evento.