Acadêmicos da Unioeste apresentam experiência de estudos em Portugal

Na última quarta-feira (19/06), o professor Alexandre Ferrari Soares e as acadêmicas de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Aline de Oliveira Conrado, Ariane Bones Budke e Cinthia Elizabet Otto, fizeram uma apresentação sobre os primeiros resultados do Programa de Licenciatura Internacional (PLI), do qual participam na Universidade de Coimbra, em Portugal.

O coordenador do PLI na Unioeste, professor Alexandre Ferrari Soares informa que sete acadêmicos da Unioeste estão participando do programa, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que visa elevar a qualidade da graduação, com ênfase nas licenciaturas.

“Estes alunos fazem uma graduação sanduíche, após concluir o primeiro ano do curso no Brasil, estudam dois anos em Portugal e retornam ao Brasil para cursar as disciplinas pedagógicas e o estágio. Assim, podem obter a dupla diplomação, que é reconhecida no Brasil e na União Européia” explica.

Os acadêmicos estão em Portugal desde setembro de 2012, quando começou o ano letivo em Portugal. “Eles recebem uma ajuda de custo mensal, seguro saúde, auxílio deslocamento e moradia para pagar suas despesas em Portugal”, acrescenta Soares.

A Pró-Reitora de Graduação Liliam Faria Porto Borges comentou sobre a importância deste programa que é uma iniciativa social e proporciona uma vivência muito rica aos alunos. “O que o programa tem de mais ousado é a possibilidade de dupla diplomação, que não é oferecida em outros programas” enfatiza Borges.

Quem pode participar

Podem participar do PLI alunos de cursos de Licenciatura da Unioeste que tenham cursado o ensino fundamental e médio em escola pública e que estejam matriculados nas licenciaturas de Biologia, Educação Física, Letras, Matemática e Química.

O PLI é desenvolvido pela CAPES em parceria com as universidades portuguesas e brasileiras, os editais são publicados anualmente no site da CAPES e destinados a alunos dos cursos de licenciatura, que recebem bolsa-auxílio para desenvolver seus estudos em outros países.