Unicentro promove Simpósio de Arte e Educação

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promove dos dias 9 a 13 de setembro o X Simpósio de Arte e Educação que em 2013 completa sua décima edição. Com a proposta “Espaços de Arte. Espaços de Saber. Concepções sobre o ensino da arte na contemporaneidade” o simpósio aponta para uma discussão que privilegia a convergência de linguagens em processos criativos e poéticos, na formação de um indivíduo preparado para atender as novas tendências de ensino da arte.

O principal objetivo é o aperfeiçoamento de pesquisas realizadas na área de Artes e áreas afins, como Pedagogia, História, Filosofia, Letras e Comunicação Social, na região centro-sul do Paraná. O evento é importante para o diálogo entre artistas, produtores culturais, discentes e docentes do ensino superior e da educação básica. Nesta edição pretende-se fomentar reflexões sobre a construção do conhecimento de poéticas artísticas articuladas entre vivência, expressão e compreensão de saberes da diversidade e suas manifestações: visualidade, sonoridade, teatralidade e corporalidade, concomitante com conhecimentos pedagógicos.

O evento é realizado pelo Departamento de Arte-Educação, do Instituto Rede Arte na Escola Pólo e dos Grupos de Pesquisa em Artes da Unicentro, que convida a pesquisadores(as), docentes, discentes e profissionais em geral para participar. A programação contará com professores/pesquisadores e artistas/pesquisadores de diferentes regiões do país, como os professores pós-doutores Celso Favaretto (USP), que ministrará a palestra sobre “Arte e Conhecimento”, Carminda Mendes André (Unesp) com palestra e oficina sobre “Poéticas das artes contemporâneas: artes urbanas em seu aspecto cênico”, Silvia Sell Duarte Pillotto (Univille) com a palestra e oficina sobre “A arte no currículo de ensino básico: experiências estéticas e culturais” e Gisa Picosque, diretora do Rizoma Cultural – projetos em arte, cultura e educação.

As inscrições para envio de trabalhos iniciaram dia 25 de junho e vão até 15 de agosto de 2013 e para ouvinte vão até o dia dois de setembro. Mais informações no telefone (42) 3621 1308, email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou no link (http://eventos.unicentro.br/simposioarte2013/index.php).