Central de Notícias

Unioeste recebe professora do México

Nos próximos dias 12 e 13, os Campi de Marechal Cândido Rondon e Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), receberão visita da professora/doutora da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), Teresa Ordorika Sacristán.

Teresa é pesquisadora titular do Centro de Pesquisas Interdisciplinares em Ciências e Humanidades (Centro de Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades - CEIICH) da Unam. Graduada em Sociologia pela mesma Instituição e doutora pela Goldsmiths College, University of London, Sacristán estará pela primeira vez na Unioeste.

Coordenadora do Programa Investigación Feminista, Teresa abordará temáticas relacionadas à linha de pesquisa da qual atua: “concepções da loucura na Espanha e América, séculos XVI e XVII” e “sociologia e saúde mental das mulheres”. Sua visita à Universidade está vinculada ao projeto “Gênero, instituições e saber psiquiátrico em narrativas da loucura”, projeto iniciado neste ano e, coordenado ela professora da Unioeste-Campus de Toledo, Yonissa Marmitt Wadi.

Sacristán é um dos membros do projeto que conta, também, com outros profissionais da Unioeste, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais, professores da Unila e da COC-Fiocruz, além de estudantes de graduação, recém-graduados e mestrado.

Vários de seus membros, como a professora Teresa Sacristán e a professora Yonissa Wadi, também são membros da Red Iberoamericana de Historia de la Psiquiatria, rede que conta com membros de diversos países como: Espanha, México, Chile, Argentina, França e Brasil e realiza eventos a cada dois anos em diferentes países. “Os profissionais vinculados ao projeto se reúnem periodicamente, conforme o cronograma, para realização de atividades diversas inerentes ao próprio projeto e outras de caráter mais amplo como a que ora se realiza”, explica Yonissa.

A parceria iniciada no âmbito da Red Iberoamericana de Historia de la Psiquiatria,  aprofundada com o projeto de pesquisa referido e apoiada institucionalmente pelo Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais e pelo Mestrado em Ciências Sociais, terá continuidade com a visita da professora Yonissa Marmitt Wadi, em novembro deste ano, à Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), quando ministrará curso e realizará outras atividades.

No Campus de Marechal Cândido Rondon, dia 12, Teresa será recepcionada pelo diretor geral do Campus, professor Paulo Koling e pelo coordenador de Programa de Mestrado em História, professor Davi Felix Schreiner. Em seguida, haverá uma reunião com os membros do projeto de pesquisa “Gênero, instituições e saber psiquiátrico em narrativas da loucura” que tratará de questões relativas ao mesmo, como o próprio andamento do projeto, atividades e publicações futuras.

Teresa, ainda ministrará um curso de 4 horas intitulado "Una mirada de género sobre la salud mental", no qual discutirá “as contribuições teóricas das estudiosas feministas para o problema da saúde mental das mulheres, contendo uma breve descrição das primeiras teorias que surgiram na década de 80 do século passado, com o feminismo acadêmico e uma apresentação das discussões atuais sobre o DSM-V (Manual de Estatística e Diagnóstico da Associação Americana de Psiquiatria)”, ressalta a professora Yonissa.

Além do curso, haverá, ainda, uma conferência no Ciclo de Conferências do Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná - Cepedal, com o título “La inquisición de Canarias contra María Ruíz: la dificultad de determinar la locura”, na qual discutirá a atuação da inquisição espanhola, e as relações entre gênero e loucura, por meio de um processo civil e inquisitorial envolvendo uma mulher.

Já no Campus de Toledo, no dia 13, haverá uma roda de conversa para discutir questões variadas relacionadas à problemática de gênero e a sua especificidade no México e no Brasil, além de questões relacionadas a intercâmbios institucionais. Uma conferência intitulada “Discusiones pasadas y presentes sobre género y salud mental”, na qual a professora Teresa apresentará a configuração dos debates no campo acadêmico, especialmente na Sociologia, sobre o tema indicado.

As atividades são direcionadas a todos que se interessam pelo assunto, principalmente à comunidade acadêmica e aos profissionais da área da saúde. Haverá inscrições gratuitas em todas as atividades, com emissão de declaração de presença. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones e e-mails: Campus de Marechal Cândido Rondon (45) 3284-7900 e 3284-7869 ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Campus de Toledo  pelo telefone (45) 3379-7056 ou 3379-7070 ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Programação

Campus de Marechal Cândido Rondon (12/09)

Pela manhã, às 10 horas, Teresa fará uma visita ao campus e ao Programa de Pós Graduação. Reunião com membros do Projeto Gênero, instituições e saber psiquiátrico em narrativas da loucura.

No período da tarde, a partidas das 13h30, haverá o curso “Una mirada de género sobre la salud mental”, na sala de Videoconferência da Biblioteca.

À noite, a partir das 19h30, será realizada a conferência no Ciclo de Conferências e Interferências do CEPEDAL: “La inquisición de Canarias contra María Ruíz: la dificultad de determinar la locura”, na sala de Videoconferência da Biblioteca.

Campus de Toledo (13/09)

A partir das 10 horas, será feita uma visita ao Campus e uma roda de conversa com professores, estudantes e membros de movimentos sociais e grupos feministas, na sala de reuniões do prédio do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Unioeste.

No período da noite, a partir das 19h30, haverá a conferência “Discusiones pasadas y presentes sobre género y salud mental”, no miniauditório do Campus de Toledo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.