Jornada de Estudos Linguísticos e Literários começa hoje

Começa hoje (24.06) e vai até o dia 28, a 16ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários (Jell) do curso de Letras do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A Jell tem como objetivo criar oportunidades de reflexão e debates sobre temas relacionados à linguagem, melhorando assim, a educação e o ensino, difundindo e divulgando os conhecimentos a nível nacional.

Neste ano, o tema do evento é “o discurso e a constituição do sujeito: nos meandros da linguagem” e os debates ocorrem em conferências, cursos, oficinas, mesas redondas, minicursos e sessões de comunicações.

Uma das oficinas a serem realizadas no evento, nos dias 26 e 27, é “Aspectos linguísticos, culturais e artísticos em músicas em inglês”, coordenada pela professora doutora de Língua e Literatura Inglesa, Nelza Mara Pallú, e ministrada pelos alunos do 3º ano de Letras. Segundo a professora, a oficina objetiva, com uma abordagem lúdico-discursiva, analisar um conjunto de músicas com autoria em inglês, através da observação interpretativa de aspectos linguísticos, culturais, artísticos e tecnológicos usados nessas músicas, e por meio do trabalho com canções de ritmos e cantores variados.

Os docentes Antonio Rediver Guizzo (Unioeste) e Maíra Soalheiro Grade (Advogada) coordenam a oficina “A linguagem e o direito: o discurso jurídico e o princípio da inafastabilidade da jurisdição”, no dia 26. A oficina sobre “Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem”, no dia 27, será coordenada pelo docente da Unioeste Paulo César Konzen.

Este ano há algumas novidades, segundo a professora Luciana Thomé Schroder, uma das organizadoras do evento, as mesas de debates não acontecem mais simultaneamente, permitindo que os participantes possam assistir todos os debates. As conferências serão somente com um professor por horário. O evento passa a ter site próprio, a certificação e os anais estarão disponíveis online e impresso.

Nesta edição, 220 trabalhos foram inscritos e a expectativa da organização é que a repercussão acadêmica seja positiva e que possa contribuir de modo significativo com a comunidade que fizer parte dele, dada a qualidade dos conferencistas, o número e relevância das mesas de debates e as partilhas de pesquisas que acontecerão.