Conferência aborda direitos da pessoa deficiente

Na próxima sexta-feira (25.07) será realizada a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com início às 8 horas, no auditório do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento, que é organizado pela Assessoria de Políticas Públicas e da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (APPIS), terá a participação do Programa de Educação Especial (PEE) da Universidade.

O objetivo da Conferência é discutir a política pública municipal para as pessoas com deficiência, e ainda eleger os conselheiros da sociedade civil para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Já a responsabilidade dos órgãos instituídos é de assegurar à pessoa com deficiência o exercício de seus direitos básicos quanto à alimentação, educação, saúde, trabalho, turismo, lazer, assistência social, transporte, acessibilidade, habitação, cultura, entre outras, que propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.

Este evento, como conferência de política pública, é direcionado para um público determinado, que se credenciou por meio da participação em pré-conferências que já foram realizadas. Assim, foram eleitos delegados para a Conferência, de acordo com o número estabelecido pela comissão organizadora, mas podem participar como ouvintes os que tiverem interesse no tema.

Foram convidados também os representantes de entidades da sociedade civil organizada, ligadas à defesa dos direitos da pessoa com deficiência no município de Cascavel, ou seja, da área de deficiência auditiva, física, intelectual, e visual.

Mais informações no PEE pelo número 3220-7370, ou na Assessoria da APPIS pelo telefone (045) 3327-1306.