Bibliotecas da Unioeste implantam novo sistema

Com o intuito de aprimorar a qualidade dos serviços que presta aos seus usuários, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está implantando em todos os seus cinco campi, um dos mais modernos e requisitados programas de informatização para bibliotecas, o Sistema Pergamum. Assim, a biblioteca do campus de Cascavel estará fechada nos dias 26 e 27 e nos outros campi fecharão apenas hoje (26).

Este é um Sistema de solução informatizada para o gerenciamento de informação, assim durante duas semanas o bibliotecário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Cirineo Zenere, ministrou capacitação aos profissionais da Unioeste sobre a operacionalização do novo sistema.

Segundo a coordenadora da Divisão de Bibliotecas da Unioeste, Jeanine da Silva Barros, com o novo programa, o usuário da biblioteca passa a ter mais rapidez e agilidade na busca de informações, uma vez que por meio do Pergamum a Universidade passa a fazer parte de uma rede integrada de usuários do sistema.

Ainda explicou as diferenças e vantagens do Pergamum, que é onde os usuários das bibliotecas poderão realizar consultas, renovação e reservas online, proporcionando maior autonomia. O usuário ainda poderá realizar este serviço por meio de login e senha, inclusive por aplicativo de celular.

Assim, o sistema enviará também automaticamente mensagens por e-mail para lembrar a data de devolução do material emprestado, informar liberação de reservas e novas aquisições conforme área de interesse selecionada pelo usuário.