Central de Notícias

Ala Psiquiátrica promove encontro sobre Dependência Química

Visando estimular a discussão sobre a dependência química na infância e adolescência e buscando a melhoria do tratamento oferecido às crianças e adolescentes envolvidos com drogas, a Ala Psiquiátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), promove nos próximos dias 26 e 27, o 1º Encontro para Discussão sobre a Dependência Química, no anfiteatro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel.

O evento é voltado para profissionais que trabalham com tratamento e prevenção de drogas na rede de serviço de Saúde Mental de Cascavel e região, docentes e discentes da área da saúde. Tem como objetivo possibilitar a troca de experiência entre profissionais de diferentes formações e oferecer possibilidades de mudança de paradigma, além de divulgar a Ala Psiquiátrica.

“Este evento marca mais uma etapa vencida no processo de tratamento e prevenção de drogas dentro da rede de serviço de Saúde Mental do Município de Cascavel”, relata a coordenadora da Ala Psiquiátrica do HUOP, Josefa Brás Silva. Durante o evento serão realizadas palestras, mesas redondas, discussões e relatos de experiências sobre os caminhos que visam a ressocialização dos pacientes.

Segundo os organizadores a expectativa é que esta atividade de extensão seja a primeira de uma série, propiciando a abertura e implementação de novas práticas de tratamento na área de drogas.

Inscrições

Apesar de ter público direcionado o encontro é aberto à população. Quem se interessar em participar do evento deve preencher a ficha de inscrição disponível no site do evento, no endereço www.unioeste.br/eventos/psiquiatria/ ou entrar em contato com a Ala Psiquiátrica pelo telefone (45)3321-5384 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Programação

No primeiro dia do evento (26.06), às 9 horas, os servidores da rede de Saúde Mental e a comissão organizadora se reunirão no calçadão da Avenida Brasil, em frente à catedral, para realizar a divulgação, através de panfletagem, do Dia Internacional do Combate às Drogas. “O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre esse problema que infelizmente é cada vez mais comum”, afirma Josefa.

A abertura terá inicio às 19 horas no anfiteatro da Unioeste, em seguida serão realizadas as apresentações Artísticas da CAPSad  do vídeo “Meninos do HUOP”. Às 19h45, será ministrada a palestra “Rede de Saúde Mental no Estado” pela doutora Larissa Sayuri Yamaguchi, da Secretaria Estadual de Saúde. Logo após o Promotor de Justiça, doutor Ângelo Mazzuchi Santana Ferreira, irá explicar aos participantes as diferenças entre a internação voluntária, involuntária, compulsória e judicial.

No dia 27, quinta-feira, as atividades se iniciam às 8 horas com as palestras “Acolhimento e Preconceitos” ministrada pela assistente social, mestre Daniela Prochnow Gund e “Drogas lícitas e ilícitas” apresentada pela doutora Laís Marques da Silva, médica especialista em dependência química dos Alcoólicos Anônimos (AA).

Após o coffee-break servido às 9h20, a psiquiatra, doutora Julia Fonseca Farage Saito, falará sobre o tema “Transtorno de conduta e comorbidades”. Às 11 horas a banda da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) realizará uma apresentação cultural.

No período da tarde, será ministrada a palestra “Família do usuário de drogas” pela psicóloga, Fabiana da Costa Oliveira, do CAPS AD de Cascavel. Em seguida, a psicóloga, Eliane Giacomelli, do CEDIP, apresentará o tema “Redução de danos: Uma política de saúde pública eficaz”. Ás 15 horas será apresentada a palestra “Fluxo da rede” pela coordenadora da rede de Saúde Mental de Cascavel, Iara Agnes Bath da Costa. O encerramento do evento está previsto para às 16 horas.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.