Servidores do HUOP aprendem sobre Vida Saudável

Com o objetivo de prevenir o aparecimento de dores crônicas dos servidores a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, a Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH) e a Divisão de Seleção e Acompanhamento (DVAS) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) promoveu nesta segunda-feira (17.06) palestra “Escolhas e decisões para um estilo de vida saudável”, ministrada pela professora e fisioterapeuta, Helenara Salvati Bertolossi Moreira.

Durante o encontro a palestrante debateu com os participantes a importância de uma vida saudável fora do hospital. Segundo ela, não basta ser bom para o hospital e não ser bom para si mesmo. Além de dar dicas de nutrição, Helenara orientou os servidores a praticarem atividades físicas, no mínimo por 30 minutos diários. A fisioterapeuta ressaltou ainda a diferença entre atividade e exercício físico “Atividade física é qualquer movimento corporal em que você gasta energia, como caminhar ou subir escadas e exercício é uma forma de atividade planejada como a natação ou musculação” explica.

De acordo com a fisioterapeuta o que muita gente não sabe é que o estresse também é causado pela ociosidade física. Entre os sintomas associados ao estresse estão: a dor de cabeça, dores musculares, insônia, ansiedade, irritabilidade, cansaço constante e perda de memória. Para controlar o estresse a professora sugere atividades simples “durma o suficiente, conserve amigos, equilibre trabalho e lazer, saia da rotina, mude, surpreenda você mesmo e as outras pessoas, mas faça sempre uma coisa de cada vez, organize-se” destaca Helenara.

Outro assunto abordado pela palestrante foi o relacionamento dos  funcionários com os colegas e com a família. A professora explicou que manter um bom relacionamento é essencial para desenvolvimento e a evolução do trabalhador na empresa.

Além de receberem uma lista de exercícios que podem ser realizados em sala os participantes fizeram alguns durante o encontro. A fisioterapeuta também se colocou à disposição para orientar os servidores sobre atividades terapêuticas específicas de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Essa mesma palestra será realizada na próxima quinta-feira, dia 20, com início às 13 horas no auditório do Hospital, servidores de todos os setores podem participar. Os interessados devem se inscrever no Recursos Humanos do HUOP ou no local. Será fornecido certificado aos participantes.