Prorrogado prazo de inscrições de trabalhos ao VI Eagro

Foi prorrogado para até o dia 15 o prazo de inscrições de trabalhos para 6º Encontro Regional Agronomia (Eagro) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon. O evento é uma realização da coordenação do curso de Agronomia, Programa de Pós-Graduações (PPGA e PPGDRS), grupo PET-Agronomia (Programa de Educação Tutorial), CREA-Jr, Consulagro Jr (Empresa Junior da Agronomia) e Atlética da Agronomia, e será realizado entre os dias 22 e 28 deste mês. Concomitante ao evento, será realizado também o 1º Encontro de Egressos de Agronomia da Unioeste.

O evento abordará a temática "Inovações Agronômicas para a Sustentabilidade", uma discussão indispensável entre profissionais e estudantes dos cursos de Ciências Agrárias. “O tema nos coloca diante da atualidade vivida na produção de alimentos, contraponto o uso intensivo do ambiente e o uso sustentável, fazendo com que a comunidade se preocupe em conciliar produção e preservação ambiental. Diante disso, convém discutir e disseminar tecnologias e perspectivas a cerca da sustentabilidade que aparece cada vez mais na mídia internacional”, comenta o professor Edmar Vasconcelos, coordenador em exercício do curso de Agronomia.

O encontro é realizado bianualmente desde 2003, e nesta sexta edição, junto com o 1º Encontro de Egressos de Agronomia, estima-se um público de 300 participantes, promovendo, assim, a integração da comunidade acadêmica do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste com os profissionais, produtores rurais e acadêmicos de outras instituições públicas e privadas visando o intercâmbio de conhecimento e experiência sobre o tema.

O objetivo, segundo o professor Edmar, é divulgar aos profissionais, estudantes, pesquisadores e professores da área de Ciências Agrárias e áreas afins, além dos produtores rurais, as inovações tecnológicas e os conhecimentos mais atualizados sobre produção vegetal e animal no contexto da sustentabilidade.

O prazo para envio dos trabalhos foi prorrogado até o próximo dia 15 e devem ser enviados para o endereço Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia do evento. Os valores de inscrições para alunos de Agronomia da Unioeste e do mestrado em Agronomia e Desenvolvimento Rural Sustentável é um quilo de alimento. Alunos de outros cursos e IES, a taxa é de R$ 20,00 ou R$ 10,00 para um dia de evento. Para profissionais da área de Agrárias a taxa é de R$ 30,00. Alunos de cursos técnicos R$ 10,00 ou R$ 5,00 para um dia de evento. Mais informações no site http://unioagro.com/eventos/vi-eagro/.

Programação

No primeiro dia do encontro, segunda-feira (22), haverá, pela manhã, os seis primeiros minicursos, abordando temas como: Agroecologia, Bioenergia, Georeferenciamento e GPS, Rotação de Culturas, Cadeia Produtiva de Leite e Classificação de Grãos, todos com quatro horas de duração. No período da tarde do mesmo dia, haverá a abertura oficial do evento e, às 15h15, a palestra com o doutor Hur Ben Correa da Silva, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Às 19h30 haverá show Cultural no Tribunal do Júri, no campus da Unioeste.

Na manhã de terça-feira (23) haverá a continuação dos minicursos sobre Bolsa e Mercadoria, Fixação Biológica de Nitrogênio, Cooperativismo, Cooperativismo de Crédito Solidário na Agricultura Familiar, Formulação de Rações, Plantas Medicinais e Processamento, Industrialização e Qualidade de Produtos Cárneos. À tarde, o diretor presidente da Itaipu, Jorge Samek, realizará a palestra sobre “Responsabilidade socioambiental das empresas e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável”. Em seguida, a palestra sobre estratégias de inserção produtiva para os trabalhadores rurais, será ministrada pelo engenheiro agrônomo Caio Rocha, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Já os minicursos da quarta-feira (24), abordarão temas como: Biotecnologia, Agricultura de Baixo Carbono e Agricultura Sustentável, Recuperação de Nascentes, Metodologias Participativas, Agricultura de Precisão, Enxertia e Produção de Mudas. No período da tarde, haverá mesa redonda abordando o tema “Inserção dos Egressos da Unioeste no Mercado de Trabalho”.

Na sexta-feira, docentes, discentes, agentes administrativos e egressos realizarão atividades desportivas de integração. No sábado, mateada de integração, amostra de fotos antigas e preenchimento do formulário de egressos. Para encerrar as atividades, no domingo será servido o Boi no Rolete para os participantes do evento. O valor do almoço é de R$ 22,00 por pessoa.