PDE organiza seminário sobre escola e novas tecnologias

“É preciso discutir as novas tecnologias no processo educacional”, disse o coordenador do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marco Antônio Batista Carvalho, no Seminário Temático “A Escola e as Novas Tecnologias”, iniciado na manhã de hoje (18.06) no auditório do Campus de Cascavel e que prossegue até amanhã.

O seminário, organizado pelo PDE, é direcionado aos 352 professores participantes do programa, oriundos dos seis Núcleos de Educação da região de atuação da Unioeste, sendo em Assis Chateaubriand, Cascavel, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo. O evento visa propor discussões e debates com os profissionais da área da educação, acerca das novas tecnologias nas escolas e de que maneira podem ser úteis na relação de ensino e aprendizagem.

Marco Antônio diz que muitos docentes da rede pública de ensino estão recebendo tablets (tipo de computador portátil, utilizado principalmente para navegar na internet, ler jornais, revistas e visualizar imagens), para o desenvolvimento mais dinâmico das aulas. “As novas tecnologias são vistas como forte ferramenta para o ensino, mas ainda pouco utilizadas por nós, professores. Por isso, é importante discutir os meios do ensino para que a aprendizagem se torne eficiente e traga conhecimento significativo para o aluno”, observa ele.

Para a professora de Matemática do Colégio Paulo VI de Boa Vista da Aparecida, Maria Teresinha Horn Bet, que atua em sala de aula há mais de 30 anos, diz que trabalhar com tecnologia é um desafio. “O aluno sabe muito mais que a gente. Eu me sinto despreparada para trabalhar com a tecnologia em sala de aula, pois foram tantos avanços que eu mesma não consegui acompanhar, mas, estou aqui para me atualizar e adquirir novos conhecimentos”.

Já para a professora Jussara Cossetin, que leciona Inglês, numa escola pública de Cascavel, há 12 anos, se utilizar das tecnologias nas aulas é complicado. “Acredito que os professores não estão totalmente preparados para usar os equipamentos tecnológicos. É preciso capacitar os docentes quanto às formas de aproveitar as tecnologias, transformando-as a favor do aprendizado”. Para ela, o ideal seria que tivesse um técnico em cada escola para auxiliar os professores quanto ao uso dos equipamentos tecnológicos.

Programação

O seminário continua nesta terça-feira (19.06), a partir das 8h30, com palestra a ser proferida pela professora Beatriz Helena Dal Molin, uma das principais referências nacionais sobre a discussão das novas tecnologias.  E, à tarde, haverá mesa redonda sobre a “Interação e Compartilhamento na Web: possibilidades pedagógicas”, organizada também pelas professoras Beatriz e Marciana Kliemann, ambas da Unioeste, além de Liriam kasue Taniguchi, da Secretaria de Estado da Educação.