Iniciadas as aulas das novas turmas do Parfor

Já estão em sala de aula 69 novos alunos dos cursos de Formação Pedagógica, Ciências Biológicas e Letras/Espanhol do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), programa desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O programa tem por objetivo ministrar cursos superiores gratuitos, presenciais e de qualidade aos professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O Parfor é um programa proposto pelo MEC em regime de colaboração com as Instituições de Ensino Superior (IES) que oferece cursos de primeira e segunda Licenciaturas e formação pedagógica destinada a professores efetivos da Educação Básica Pública. A primeira licenciatura é destinada a professores efetivos da educação básica e a segunda é voltada aos professores que ministram aulas há, pelo menos, três anos em disciplina distinta da sua formação inicial.

Os cursos, com um ano e meio de duração, são voltados aos professores que atuam em sala de aula nas escolas públicas de Cascavel e região. Além dos professores efetivos, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) também autorizou a participação dos professores temporários (PSS). Na Unioeste, os professores frequentam aulas também nos campi de Foz do Iguaçu e Toledo e, no ano passado, a Instituição certificou alunos de três turmas, sendo de Ciências Biológicas, Filosofia e Ciências Sociais.

As aulas da segunda turma de Formação Pedagógica tiveram início no sábado (13.07), enquanto as aulas da terceira turma de Ciências Biológicas e da primeira de Letras/Espanhol começaram na sexta-feira (19.07). As aulas são realizadas semanalmente às sextas-feiras e aos sábados.

Para participar, o professor deve cadastrar seu currículo na Plataforma Freire, no endereço http://freire.mec.gov.br. Mais informações sobre o programa Parfor podem ser obtidas pelo endereço eletrônico Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (45) 3220- 3172, das 13h30 às 17h30, com Nayaja.