PRORH desenvolve projeto de Segurança e Medicina do Trabalho

Na manhã desta segunda-feira (17.06) foi realizada a primeira reunião do projeto de Serviço Especializado de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na sala do Conselho Universitário do Campus Cascavel.

O objetivo principal do projeto é agregar profissionais das diversas áreas de conhecimento e instrumentar a equipe de trabalho responsável pela constituição do Sesmt, por meio da proposição de normas para a melhoria das condições de trabalho nas diferentes atividades desenvolvidas na Unioeste. “Para que seu funcionamento atinja a plenitude de seus objetivos, é necessário definir as diretrizes que possam melhorar a segurança e a saúde do servidor, bem como a disseminação de ações e informações em relação à importância em buscar meios e propor ações que atendam os objetivos desta política”, explica a diretora de desenvolvimento humanos do PRORH da Unioeste, Nelci Janete dos Santos Nardelli.

Este grupo de trabalho é composto por profissionais e acadêmicos de todas as unidades da Unioeste, com indicação do corpo de docentes, agentes universitários, discentes e dos sindicatos que representam os servidores da instituição (Sinteoeste e Adunioeste), como forma de descentralizar as ações necessárias para a implantação e a consolidação do Sesmt.

Segundo o reitor da universidade, professor Paulo Sério Wolf, há uma grande preocupação não só em obedecer a lei, mas em ter uma atenção especial à saúde dos servidores da Instituição. Janete conta ainda que algumas atividades já estão sendo desenvolvidas como a ginástica laboral, realizada pelos alunos de Fisioterapia. Além desses projetos, ela ressalta quais outras áreas serão de abrangência do projeto. “São projetos distintos que cada Campus tem e que estará vinculado na área do Sesmt como saúde da mulher, saúde do homem, nutrição, psicologia, entre outras”, finaliza.