Unioeste recebe visita de professores angolanos

O vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Carlos Alberto Piacenti, recebeu, na última sexta-feira (11), a visita do diretor geral do Instituto Superior Politécnico do Kwanza-Sul, Angola, Manuel Otávio Isaac Spinola, e professores do Instituto e da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), de Huambo.

A visita, a convite do professor Reginaldo Pereira Santos, do curso de Mestrado em Energia na Agricultura, do Campus de Cascavel, foi para conhecer a Universidade e os métodos de ensino. Os professores da Angola pretendem ainda uma parceria com a Unioeste de intercâmbio de docentes para pós-graduação, melhorando a qualificação dos professores de ensino superior da Angola.

Segundo Spinola, a parceria com a Instituição ajudaria as universidades Angolanas a desenvolverem o ensino superior do País. “Angola é um País, que neste momento, está se desenvolvendo em vários setores da vida social e pretendemos desenvolver também o ensino superior. Pretendemos buscar parcerias para desenvolver os recursos humanos, mais precisamente o corpo docente, administrativo e potencializar as nossas instituições para desenvolver o ensino, a investigação e a extensão”.

O diretor geral do Instituto Superior Politécnico do Kwanza-Sul esteve acompanhado do chefe do Departamento de Agronomia do Instituto, professor Joel Fausto Eculica, do chefe do departamento de Engenharia Agronômica da UJES, professor Carlos Conceição, do chefe do departamento de Ciências de Base (UJES), Rodrigues de Oliveira Major, do vice-decano para a área científica, Ambrósio Fortunato de Almeida (UJES) e do professor Reginaldo, da Unioeste.

Segundo o vice-reitor Piacenti, a primeira reunião foi positiva, tendo em vista o interesse e a pré-disposição da Universidade em firmar essas parcerias de integração com universidades angolanas. A expectativa é grande e positiva também para os professores angolanos. “A expectativa que nós temos é que esse encontro resulte em ações entre as duas universidades e possamos trocar experiências  científica, na extensão e ensino”, conclui o professor angolano.