Professor da Unioeste participa de reunião na Costa Rica

Nos dias 22 a 30 de junho, o vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) professor/doutor Carlos Alberto Piacenti e a servidora da Secretaria Estadual do Tursimo Marilene Giachini, participaram, na Costa Rica, da reunião anual de apresentação e avaliação dos resultados do Projeto de Capacitação de Autoridades Locais para o Desenvolvimento Sustentável (Caldes),

O projeto Caldes tem como finalidade a capacitação de autoridades locais para trabalhar de forma coordenada e fomentar a participação cidadã na tomada de decisões visando à melhoria de sua atuação com vistas ao desenvolvimento sustentável nas regiões parceiras. É liderado pela Mancomunitat de Ribera Alta da Espanha e engloba três regiões, o estado do Paraná, representado pela Unioeste, Cantón de Upala na Costa Rica e Agua Grande em São Tomé e Príncipe, recebe recursos financeiros da União Europeia (EuropeAid), com contrapartida de recursos humanos dos parceiros.

A Unioeste é responsável pela implantação do Projeto Caldes em três municípios do Paraná: Toledo, Tupãssi e São Pedro do Iguaçu, informa Piacenti, coordenador institucional do projeto. “Para cada cidade foram realizadas ações específicas. Em São Pedro do Iguaçu, está sendo implantado um programa de formação para professores e alunos das escolas municipais sobre a gestão eficiente da água. Em Toledo, está sendo realizado estudo para aproveitar os resíduos do aterro, utilizando o gás metano para gerar energia elétrica e será implantado o programa de gestão eficiente da água em algumas escolas. Já em Tupãssi foram comprados equipamentos que permitem a separação de resíduos urbanos para reciclagem, para tanto, foi adquirido um caminhão para transportar os materiais recicláveis dos contêineres espalhados na cidade”, explica.

O projeto adquiriu 52 contêineres de coleta seletiva para Toledo, 30 para São Pedro do Iguaçu e 50 para Tupãssi, serão adquiridos mais 104 contêineres para serem distribuídos entre as cidades, proporcionalmente a população e a quantidade de resíduos gerados.