Fórum de Valorização Profissional é voltado para engenheiros

Para conscientizar os profissionais e estudantes de seus direitos e deveres no exercício da Engenharia, o curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, promoveu na última terça-feira (20.08), o Fórum de Valorização Profissional das Engenharias.

O evento, voltado para alunos dos cursos de Engenharia da Unioeste e de outras instituições de ensino, teve como objetivo disseminar a responsabilidade civil e criminal sobre as quais podem ser imputados quando há realização de atividades de engenheiro e a importância do salário mínimo profissional no âmbito das profissões de Engenharia, bem como, promover atividades de atualização e complementação profissional relacionado ao exercício de suas profissões.

Conforme o coordenador do evento, professor Ricardo Rocha de Oliveira, este é um Fórum diferenciado que visa à integração da Universidade, entidades profissionais locais, Sindicato de Engenheiros e entidades responsáveis pela fiscalização do exercício profissional. “Nós estamos trazendo vários atores com o intuito de mostrar várias visões sobre o exercício profissional” relata.

Para Rubens Guerra, acadêmico do 2º ano de Engenharia Civil da Unioeste, que participou do evento, a maioria dos temas abordados em sala não trata do aspecto de responsabilidade do profissional, e sim de sua capacitação, o que torna o Fórum de Valorização Profissional das Engenharias essencial na formação do acadêmico. “Esses eventos contribuem para nossa formação tendo em vista que ao final do curso temos o conhecimento da regulamentação” declara.

Alunas do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense (Unipar) também destacaram a importância de eventos como esse e a necessidade do envolvimento dos acadêmicos para o futuro profissional, “Nós somos privilegiados, pois os alunos que não se interessaram em participar não terão a mesma instrução, que é fundamental para o nosso futuro”, relata Gizeli Dobranbz, acadêmica do 3º ano de Engenharia. A aluna, Gabriela Maria Pereira, do 2º ano de Engenharia, também ressalta que o apoio e a interação entre os acadêmicos e os profissionais da área são indispensáveis para aprimorar o conhecimento fora da sala de aula.

Durante o evento, a palestra “Visão jurídica e visão profissional de dentro do sistema” foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Celso Roberto Ritter. Já a palestra “Profissional com vivência pessoal, profissional de órgão financiador e responsabilidade agronômica” foi apresentada pelo engenheiro civil da Caixa Econômica Federal, Luciano Tabata; o engenheiro elétrico do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge), Ulisses Kaniak, palestrou sobre o tema “Visão empregado e do empregador” e a palestra “Valorização profissional no serviço público” ministrada pelo ex-prefeito e engenheiro civil, José Carlos Schiavinato.

O evento, que teve o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (Aeac), Associação Regional de Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR) e Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge), contou com a participação de 115 acadêmicos e profissionais da área de Engenharia.