Professor da Colômbia visita Projeto Casulo em Toledo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu em Toledo nesta quinta-feira, 25, o professor Germán Gallego, diretor da Unidade de Gestão da Fundação Universitária Católica do Norte da Colômbia, e coordenador do projeto Universidades Estratégicas do Programa ALFA III. O projeto é uma iniciativa da Comunidade Europeia para promover ações conjuntas entre Instituições de Ensino Superior (IES) europeias e de outros países em desenvolvimento.

O objetivo geral do projeto é contribuir para o fortalecimento do papel das IES em promover processos locais de desenvolvimento econômico inclusivo e equitativo em áreas marginais ou de fronteira da América Latina. Por intermédio de intercâmbios para docentes e estudantes é procurado aumentar a capacidade das universidades parceiras para influenciar os processos de planejamento estratégico para a promoção da participação democrática e da coesão social nos territórios em que estão localizados. O projeto proporciona uma troca de experiências entre pesquisa, ensino e extensão.

O programa Casulo Sócio Tecnológico de Apoio e Desenvolvimento de Ações em Gestão Social, Inovação e Sustentabilidade, do curso de Serviço Social, foi a temática do Campus da Unioeste, localizado em Toledo, que Gallego escolheu para conhecer. Conforme o coordenador do programa, professor Edson Marques Oliveira, o Casulo funciona “buscando inovação e o desenvolvimento da sustentabilidade”.

O Casulo está desenvolvendo projetos e atividades no campo da gestão social, inovação e sustentabilidade, principalmente processo de geração de trabalho e renda, que foi o que mais chamou a atenção do professor Victor Gallego.

Na ocasião foi feita apresentação dos projetos do Casulo, de sua equipe e sua estrutura. Para o professor Edson, este evento faz com que a Universidade esteja presente na sociedade, não só do ponto de vista de pesquisas teóricas ou formulações, mas de ações práticas por meio da extensão. “Além de ser uma oportunidade de nós contribuirmos com outras realidades e aprendermos com elas”, conclui o professor.