Adolescentes completam ciclo de desintoxicação

O que eu aprendi aqui foi ter força de vontade”, este é o relato do adolescente W.L.C., 16 anos, um dos formandos da Ala Psiquiátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). A cerimônia, realizada na última quinta-feira (13.06), revelou a satisfação da equipe do setor e o agradecimento dos pais e dos próprios adolescentes quanto ao atendimento recebido nos últimos 20 dias.

Durante a cerimônia a psiquiatra, Julia Satto, explanou que o uso de drogas é uma doença social que afeta tanto a família quanto a própria sociedade e que a maior necessidade desses jovens agora é preencher a vida novamente “O papel dos pais é de ajudar seus filhos a conhecerem o mundo de outra forma, descobrirem como se divertir sem o uso da droga”. A coordenadora da Ala Psiquiátrica, enfermeira Josefa Brás Silva, reforçou ainda a responsabilidade dos pais no processo de recuperação dos filhos e agradeceu a iniciativa daqueles que os internaram “Queremos agradecer os pais por confiarem a nós seus filhos durante esse período de tempo. Estamos entregando eles para vocês cuidarem e principalmente ajudarem, porque é isso que eu eles vão precisar agora” afirmou.

Além dos pais, professores e de toda a equipe da Ala Psiquiátrica estiveram presentes no encontro dois representantes do Narcóticos Anônimos que convidaram os formandos para dar continuidade ao tratamento e participarem das reuniões diárias oferecidas pela irmandade. Os jovens, ex-usuários de drogas, deram seus depoimentos e alertaram os adolescentes sobre o perigo oferecido pelo retorno ao vício. “Eu tenho uma doença incurável, progressiva e fatal. Ela é como uma vela, quando eu volto a usar a droga eu ascendo essa vela. Quando ela queimar até o fim, e acabar o pavio, essa é então a situação da minha morte” relatou um dos ex-interno. Após a Formatura todos foram convidados a participar de uma confraternização na Ala Psiquiátrica.

Reunião

Esta é a terceira formatura de adolescentes que recebem alta depois de permanecerem internados na Ala Psiquiátrica entre duas e quatro semanas. Durante o período de desintoxicação os jovens receberam acompanhamento do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), individualmente, e por nível de escolaridade, bem como atendimento do Serviço Social e da equipe de enfermagem, além de realizarem atividades manuais em projetos desenvolvidos pelos servidores do Hospital.

A equipe da Ala Psiquiátrica, na ocasião, também esteve reunida para discutir os projetos executados no último ciclo, seus benefícios e dificuldades encontradas. A admissão de novos adolescentes se inicia nesta segunda-feira (17.06).