Profissionais da saúde discutem fissuras labiopalatais

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebe nesta sexta e sábado (14 e 15.06) acadêmicos de Odontologia, professores e profissionais da área da saúde para participarem do I Simpósio Interdisciplinar sobre Reabilitação de Pacientes Fissurados Labiopalatais, organizado pelo Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalia Craniofacial (Ceapac).

Na ocasião, está sendo discutida a dinâmica de atendimento dos pacientes com fissuras labiopalatais, os quais necessitam de acompanhamento médico em diversas especialidades. “Temos pacientes que iniciam o tratamento ainda criança e pode durar até 20 anos, pois eles passam por acompanhamentos múltiplos com odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais. Atendemos em torno de 130 pacientes”, explica o coordenador do Ceapac, professor Ediuilson Lisboa.

O coordenador também comenta que cerca de dez crianças nascem todos os meses na Região Oeste e Sudoeste, com algum tipo de anomalia craniofacial. Antes de ser inaugurado o Ceapac, em fevereiro deste ano, estes pacientes precisavam se deslocar até Curitiba ou Bauru, para ter acesso ao tratamento.

Programação de sábado

Às 8 horas haverá palestra sobre “Ortodontia em Pacientes Fissurados”, ministrada pelo doutor Márcio Augusto Bertolozo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E à tarde, a partir das 14 horas, a palestra “Técnicas Cirúrgicas em Enxertos Ósseos e Cirurgia Ortognática em Pacientes Labio Fissurados” que será apresentada pelo doutor Renato André de Souza Faco da Universidade de São Paulo (USP), encerra o evento.

O simpósio ocorre no miniauditório 2 do Campus de Cascavel da Unioeste.