PDE inicia atividades de 2014

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), iniciou no último dia 17 os trabalhos efetivos deste ano envolvendo professores das regiões Oeste e Sudoeste do Estado.

Esta é a sétima turma, formada por 311 professores, oriundos de seis núcleos regionais de Educação dos municípios de Assis Chateaubriand (31), Toledo (71), Cascavel (76), Foz do Iguaçu (44), Dois Vizinhos (22) e Francisco Beltrão (67).

Os trabalhos iniciaram no dia 17 e 18, com o Curso Geral I, que envolve todo o contingente de professores a discutirem e trabalharem de forma prática os conteúdos relativos a metodologia da pesquisa cientifica.

Estes 311 professores, foram divididos em oito turmas, sendo que seis delas iniciaram seus trabalhos no Campus de Cascavel, e as outras duas continuaram seus projetos no Campus de Francisco Beltrão.

O PDE

O PDE é uma política inovadora de Formação Continuada em Rede executado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e com a colaboração das sete universidades públicas do Paraná.

O programa de estudos tem duração de dois anos - no primeiro ano o professor fica afastado de suas atividades em 100% da carga horária e no segundo ano em 25%. A Unioeste implantou o PDE em 2007, sendo uma das Universidades que presta atendimento ao maior número de professores.