Reabilitação de Pacientes Fissurados é tema de Simpósio

O Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalia Craniofacial (Ceapac), ala especializada no tratamento de pessoas com fissura labiopalatal e outras doenças congênitas do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) promove o 1° Simpósio Interdisciplinar sobre Reabilitação de Pacientes Fissurados Labiopalatais.

O evento, destinado a acadêmicos e profissionais da área da saúde, será realizado no miniauditório 2 do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) nesta sexta-feira e sábado, dias 14 e 15.

Segundo o coordenador geral do Simpósio, professor Amadeu Tomasin Neto, do curso de Odontologia, o evento discutirá a dinâmica de atendimento dos pacientes com anomalias craniofaciais os quais necessitam de acompanhamentos médicos em diversas especialidades, desde criança até a vida adulta.

O professor Amadeu explica ainda que o HU pretende se tornar um centro de referência no atendimento a pacientes fissurados, assim como é o Centrinho de Bauru, no Estado de São Paulo.

Programação

A programação conta com diversas palestras de professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A abertura do evento está prevista para as 8h30 de sexta-feira (14.06) e, na sequência será proferida a palestra “Dinâmica do Atendimento no Centrinho de Bauru – SP”.

A partir das 14 horas, outra palestra será apresentada com o tema “Odontopediatria em Pacientes Fissurados”, pela doutora Cleide Felício de Carvalho Carrara. E no encerramento do primeiro dia do evento, será ministrada a palestra “Tratamento Fonoaudiólogo em Pacientes Fissurados”, com a doutora Giovana Rinalde Brandão, ambas da USP.

No sábado, o evento reinicia às 8 horas, com a palestra “Ortodontia em Pacientes Fissurados” proferida pelo doutor Márcio Augusto Bertolozo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já à tarde será a vez do doutor Renato André de Souza Faco, também da USP, ministrar a palestra “Técnicas Cirúrgicas em Enxertos Ósseos e Cirurgia Ortognática em Pacientes Lábio Fissurados”. No final de todas as palestras, será aberto espaço para discussões com o público presente.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas por meio do telefone (45) 3321-5233, com Tânia e Sirlei, de segunda à sexta-feira, das 8 as 12 e das 13 às 16h30. As vagas são limitadas, conforme capacidade máxima de pessoas no miniauditório 2 do Campus de Cascavel.